Unidade Móvel do Bilhete Único Metropolitano faz cadastramento em Pajuçara

19 de dezembro de 2016 - 18:39

A Unidade Móvel de cadastramento do Bilhete Único Metropolitano iniciou, nesta segunda-feira (19), o registro dos moradores do bairro Pajuçara, município de Maracanaú. O número total de passageiros cadastrados já soma 60 mil.

A carreta do programa está estacionada na Rua João Henrique da Silva, em frente ao Ginásio Carlos Alberto Portela. O atendimento é das 8h às 16h, de segunda-feira a sexta-feira.

O Bilhete Único Metropolitano é um programa do Governo do Ceará, por intermédio da Secretaria das Cidades e do Detran, órgão responsável pelo gerenciamento e fiscalização do sistema de transporte intermunicipal rodoviário de passageiros.

O passageiro que faz a integração da linha de ônibus metropolitano com a linha de ônibus urbano de Fortaleza, e vice-versa, tem uma economia diária de R$ 4,00, nos dois trechos, ida e volta. O desconto só se efetiva quando a integração é concretizada.

O cadastramento pela unidade móvel vem sendo feito desde maio, ao mesmo tempo em que o trabalho de atendimento é mantido em postos fixos. Até o dia 18, mais 49.500 pessoas já tinham se cadastrado.

São beneficiados do Bilhete Único Metropolitano os moradores de 14 municípios da Região Metropolitana: Aquiraz, Caucaia, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante.

Para ter direito ao desconto, o interessado deve fazer o cadastro nos postos fixos das 8h às 17h, mediante entrega dos seguintes documentos (original e cópia): Identidade, CPF e comprovante de endereço. O usuário recebe um boleto bancário para providenciar a primeira carga de crédito no valor de R$ 7,20. Na unidade móvel, o horário de atendimento é das 8h às 16h.

Além da unidade móvel, existem sete pontos de cadastramento, onde os moradores dos 14 municípios podem fazer o seu cadastro: cinco em Fortaleza (Praça José de Alencar, terminais de Parangaba e Antônio Bezerra, Vapt-Vupt de Messejana e sede do Sindiônibus; um em Maracanaú (North Shopping) e um em Caucaia (Praça Fausto Dário Sales).

Há mais um posto fixo de cadastramento do Bilhete Único, que funciona desde a semana passada: na cidade de Maranguape, funcionando na sede da unidade do Detran dessa cidade da Região Metropolitana, na Avenida Stênio Gomes, Parque Iracema.

A Unidade Móvel cumprirá programação de atendimento também no bairro Jurema, de Caucaia, no início do próximo ano. Logo depois, voltará a percorrer todos os municípios que fazem parte do programa Bilhete Único Metropolitano.

19.12.2016

Assessoria de Imprensa do Detran-CE
Paulo Ernesto Serpa – (85) 3101.5813 ou 98739-4259
paulo.ernesto@detran.ce.gov.br

Expediente imprensa 05dez 2016-01