Empresa conclui primeiro ciclo do projeto de sistemas de controle social do Estado

3 de Janeiro de 2017

Nesta primeira etapa, foram entregues o Plano de Trabalho e os registros audiovisuais e gráficos da primeira oficina do Projeto

Na manhã desta terça-feira (3), membros da Caiena Desenvolvimento de Software LTDA, empresa contratada para desenvolver o Projeto Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão, entregaram ao secretário de Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Flávio Jucá, o material produzido durante o primeiro ciclo de trabalho do projeto. Na ocasião, foram entregues o Plano de Trabalho do Projeto, um relatório preliminar que sistematiza os dados coletados nas oficinas e reuniões, um registro audiovisual e registros gráficos da primeira oficina.

Para o secretário Flávio Jucá, é importante pensar o sistema de forma que atenda todas as necessidades dos cidadãos. “Hoje, nós estamos enfrentando um grande desafio com o Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão, que é trazer os não usuários dos atuais sistemas de controle social do Estado para o novo sistema que está sendo desenvolvido. E para que possamos vencer esse desafio, é necessário pensar o projeto de uma forma mais ampla, de uma forma que atenda a necessidade de todos. Assim, o fruto deste primeiro ciclo de trabalho será de grande valia para entender os anseios dos cidadão”, destacou.

O primeiro ciclo de trabalho, realizado durante o período de 24 de novembro a 23 de dezembro de 2016, teve como objetivo reunir pessoas e públicos de interesse para refinamentos no Plano de Trabalho do Projeto. Para marcar o início das atividades, no dia 16 de dezembro foi realizado o  Seminário de Abertura do Projeto e a Oficina de Plano de Trabalho do Projeto: Os Cidadãos Primeiro. Na ocasião, estiveram presentes cerca de 50 pessoas, dentre  gestores públicos, acadêmicos e pesquisadores, jornalistas e membros da sociedade.

“Fundamentalmente, o produto principal deste ciclo é o Plano de Trabalho revisado. Nós tínhamos a intenção ao construir a proposta técnica do projeto, que este Plano de Trabalho fosse legitimado e para que isso acontecesse, nós teríamos que ter a participação dos envolvidos no projeto, como das pessoas interessadas no sistema. A expectativa é que este plano sirva não só como um guia, mas que sobretudo, nós possamos refletir sobre ele e verificar se ele está atendendo as expectativas do projeto”, comentou Caio Marques, um dos diretores da Caiena, sobre a importância do Plano de Trabalho do Projeto.

Próximo passo

Iniciando as atividades do segundo ciclo de trabalho do projeto, a Caiena Desenvolvimento de Software LTDA realizará, na quarta-feira (04), uma oficina com o objetivo de identificar as demandas dos usuários e não usuários dos atuais Sistemas de Controle Social do Estado. Ainda na ocasião, serão apresentados os produtos construídos ao final do ciclo. A oficina acontecerá no Novotel Fortaleza, das 10h às 16h.

O Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão tem por objetivo interligar os sistemas de controle social do Estado por meio de uma única interface, garantindo mais facilidade e agilidade no uso das ferramentas pelo cidadão. O projeto ainda prevê a criação de um banco de dados para facilitar o acesso de pesquisadores e especialistas.

03.01.2017

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Expediente imprensa 05dez 2016-01