André Costa é empossado como novo titular da SSPDS

6 de Janeiro de 2017

O governador Camilo Santana empossou, na manhã desta sexta-feira (6), no Palácio da Abolição, o delegado federal André Costa como novo titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Ele substitui Delci Teixeira, que deixa o posto após dois anos de serviços prestados. A solenidade de transmissão de cargo contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela e da cúpula da segurança pública do Estado.

170106 SEC SEG ANDRE COSTA JW5975 1Camilo Santana agradeceu o trabalho desenvolvido por Delci e enalteceu o orgulho de tê-lo como secretário desde 2015. O governador desejou sucesso a André Costa, destacando a autonomia que o delegado federal terá no cargo, e reforçou o comprometimento na priorização dos investimentos na segurança pública. “Temos muitos desafios para concretizar este ano. Não podemos retroceder e precisamos aperfeiçoar sempre o nosso trabalho”, frisou Camilo.

Delci Teixeira reforçou a distinção em ter servido ao Estado e listou avanços como a redução por dois seguidos dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), os investimentos na valorização dos profissionais e a criação do Pacto por um Ceará Pacífico. “O Ceará está na vanguarda quando o Governo consegue juntar em uma mesma mesa todos os órgãos e alcança um entendimento de que violência não se combate exclusivamente com a polícia”, frisou Delci. “Tenho absoluta certeza de que o senhor (André Costa) vai dar continuidade ao trabalho e colocando a sua marca”, finalizou.

O novo secretário

170106 SEC SEG ANDRE COSTA JW6026 1No discurso de posse, André Costa ressaltou que, após as reuniões de transição, já tem um bom panorama de como recebe a SSPDS. “Gostei de ver que a política de segurança no Ceará é uma ação de Estado, não de Governo. Podem ter certeza de que vou dar o melhor de mim e aplicar minha experiência para que a segurança do Estado siga avançando, porque não há nada que não se possa melhorar”.

André Costa é cearense e tem 38 anos. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é também especialista em Ciências Criminais pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Delegado da Polícia Federal desde 2002, ele foi superintendente adjunto nos estados de Alagoas e Tocantins, tendo atuado em delegacias de combate ao tráfico de drogas, crime organizado e crimes patrimoniais. No começo da carreira, atuou também na Polícia Civil do Ceará.

06.01.2017

Fotos: José Wagner / Governo do Ceará

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias

Expediente imprensa 05dez 2016-01