Portal da Transparência: a ferramenta ativa mais utilizada pelo cidadão em 2016

6 de janeiro de 2017 - 17:54

Ainda durante 2016, a ferramenta se destacou no Ranking Nacional da Transparência do MPF

Criado com o objetivo de garantir ao cidadão um instrumento fácil e ágil de acompanhamento das ações realizadas pelo Governo do Ceará, o Portal da Transparência atingiu durante 2016 recordes históricos em números de acessos e usuários, se consolidando como a ferramenta de transparência ativa mais demanda do Estado. Só no último ano, foram registrados 286.874 acessos, número este, que somado aos anos anteriores atingiram, em agosto de 2016, o recorde histórico de um milhão de acessos.

Para o secretário Chefe da CGE, Flávio Jucá, o bom ano da ferramenta representa a conscientização do cidadão sobre a importância do seu papel no acompanhamento da gestão pública e indica os próximos passos a serem seguidos. “Nossa diretriz para estes próximos anos é ampliar a quantidade de informações disponibilizadas ativamente no Portal, aperfeiçoar o desempenho dos canais de acesso e incrementar o processo educativo para uso dessas informações”, ressaltou.

Ainda durante 2016, a ferramenta se destacou por meio do Ranking Nacional da Transparência, realizado pelo Ministério Público Federal (MPF), sendo avaliado com nota máxima e garantindo ao Ceará o status de um dos estados mais transparente do país. Ainda no último ano, o Portal estabeleceu mais um feito e conquistou no mês de novembro sua melhor marca em número de acessos, 31.662, e usuários, com 19.259.

O Portal da Transparência do Estado apresenta ao cidadão informações sobre recursos captados e a aplicação desses nas diversas funções e programas governamentais. Disponibiliza ainda a íntegra dos contratos e convênios celebrados pelos órgãos e entidades do Governo, além de informações sobre a remuneração de seus servidores, dentre outras, possibilitando que a população fiscalize as ações públicas e contribua para a transparência da gestão e combate à corrupção.

Dezembro de 2016

De acordo com dados compilados pela Coordenadoria de Fomento ao Controle Social, só em dezembro do ano passado, o portal registrou 27.952 acessos, feitos por 14.187 usuários. Quanto às páginas mais visitadas, “Informações de Servidores” continuou sendo a mais procurada pelo cidadão, contabilizando 22% dos acessos. Em seguida apareceram “Convênios” com 8% dos acessos  e “Contratos” com 7%.

A CGE divulga mensalmente os dados consolidados pela Coordenadoria de Fomento ao Controle Social, referente ao desempenho do Portal da Transparência do Estado, contendo informações sobre sessões, usuários, visualizações de página, porcentagem de novas sessões, além da origem de acessos e as páginas mais visitadas. Para acessar a todos os números, basta clicar no link a seguir para ser direcionado para a página: http://bit.ly/RelatóriosDeTransparência

06.01.2017

Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Géssica Saraiva – Assessora de Comunicação (gessica.saraiva@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade (camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @CGECeara
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara

Expediente imprensa 05dez 2016-01