Jovem Embaixador 2017: representante cearense participa de intensa programação nos EUA

20 de Janeiro de 2017

O único representante do Ceará selecionado para integrar um grupo de alunos brasileiros, aprovados entre 19 mil concorrentes, no Programa Jovens Embaixadores 2017, já está em solo norte-americano. O jovem Hiagor Carneiro, de 17 anos, estudante do Colégio da Polícia Militar do Estado do Ceará Cel PM Hervano Macedo Júnior, de Juazeiro do Norte, viajou no último sábado (14) para os Estados Unidos, acompanhado de outros 49 alunos de escolas públicas do Brasil para uma experiência inesquecível.

O estudante afirma que vai retornar para o Brasil no dia 5 de fevereiro com diferentes pontos de vista. “É tudo muito diferente para mim. Nem parece que peguei um avião e vim para cá. Parece que peguei foi uma nave e aterrissamos aqui porque é tudo muito novo. Por menor que seja o detalhe, como abrir a porta para o outro lado. E isso é bom, pois acredito que voltarei para casa com outra visão de mundo”, destaca.

No roteiro da viagem estão diversas atividades, como visita aos principais pontos turísticos de algumas cidades americanas; encontros com autoridades norte-americanas; aulas de High School (ensino médio); intercâmbio, trabalho comunitário, além de conhecer a residência oficial e principal local de trabalho do presidente americano, a Casa Branca. Antes, entre os dias 10 e 14 de janeiro, o grupo esteve em Brasília e conheceu o novo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, P. Michael McKinley, o prédio do Ministério de Relações Exteriores, Itamaraty, além de outros órgãos federais.

O jovem embaixador cearense diz estar feliz em representar o Estado. “Sou o único cearense convocado para essa experiência e estou fazendo honra ao meu Estado. Tive uma experiência maravilhosa em Brasília, desde visitar os equipamentos do Governo até conhecer diplomatas, que é um sonho pessoal de me tornar um. Aqui nos Estados Unidos, estamos tendo uma oportunidade única de apresentar a cultura brasileira, os costumes de nossa região, nossa terra”, declara.

A diretora do Colégio Militar de Juazeiro do Norte, Tenente Coronel Albanita Lima, disse que os alunos da instituição estão orgulhosos pelo estudante. Ela diz ainda que lembra quando o aluno apresentou sua iniciativa social, em fevereiro do ano passado. “Recordo como se fosse hoje ele apresentando o trabalho e afirmando que ia servir de exemplo para que outros alunos se tornassem jovens embaixadores”. Quando indagada sobre o sucesso de Hiagor, ela é enfática. “O papel do educador é sempre fazer o aluno acreditar que somos os melhores no que estamos fazendo e que eles são únicos. É uma conquista de todos”.

 

Critérios para seleção

 

web IMG-20170116-WA0018Hiagor, que cursa o 2° ano do Ensino Médio, participou de um rigoroso processo seletivo, dividido em oito etapas, até receber a notícia de sua convocação, no mês de outubro. O estudante tentou aprovação para o ano de 2016, mas pelos entraves em relação à fluência no inglês, o sonho ficou pelo caminho. Foi então que, com o empenho para aprimorar seus conhecimentos orais e escritos na língua inglesa, o aluno venceu uma das principais exigências para se tornar um Jovem Embaixador.

Outro critério fundamental foi a iniciativa voluntária do aluno, voltada para a arrecadação e venda de materiais recicláveis. O dinheiro levantado por meio da ação foi revertido em projetos na comunidade. Em 2013, o jovem representou o Estado na Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em Brasília.

Na ocasião, Hiagor apresentou para a então presidente Dilma Rousseff e para a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o projeto “Consciência e Ação: Óleo e Sabão”, que consiste na destinação correta do óleo de cozinha, já impossibilitado de ser utilizado. Na ação, o material era vendido em galões para indústrias fabricantes de sabão, no município de Juazeiro do Norte. Em seguida, o dinheiro era destinado para ações sociais, com crianças e jovens.

 

19.01.2017

Fotos: Arquivo Pessoal

Wiarlen Ribeiro
Repórter / Célula de Reportagem

Expediente imprensa 05dez 2016-01