Transparência é tema de palestra para gestores e servidores do Estado

26 de janeiro de 2017 - 19:41

Transparência na Administração Pública. Este foi o tema de duas palestras promovidas pelo Governo do Ceará, por meio da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), nesta quinta-feira (26). A ação foi realizada dentro do Projeto Sistema de Relacionamento com o Cidadão desenvolvido pela CGE, em parceria com a Caiena Desenvolvimento de Software, e contou com participação do pesquisador e especialista Fabiano Angélico.

 

“Não está sobre nosso poder decidir ser transparente ou não. A Transparência está na lei e temos que cumpri-la. Estamos aqui para transformar esta palestra em uma oportunidade de aperfeiçoar a forma como colocamos estas informações para o cidadão e reafirmar o compromisso de transparência de cada setorial”, destacou o secretário da CGE, Flávio Jucá, no encontro realizado pela manhã, com secretários de Estado e representantes dos gestores.

 

Para o especialista Fabiano Angélico, a Transparência produz governos melhores, pois permite avaliações mais precisas acerca das políticas públicas a partir das informações disponibilizadas.  “Com estas avaliações e análises, as gestões podem fazer correções de rumo, o que resulta em melhores políticas que gerarão bem-estar coletivo. A Transparência também permite a diminuição de atos de corrupção, além  de esclarecer o cidadão sobre o funcionamento das instituições governamentais”, pontuou.

 

No período da tarde, mais de 150 servidores assistiram a palestra no Centro de Convivência do Servidor Público, no Cambeba.

 

3º Ciclo do Projeto

 

Com o objetivo de dar continuidade ao processo de desenvolvimento do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão, será realizada nesta sexta-feira (27), a oficina “Das personas às pessoas”, que marca o terceiro ciclo de trabalho do projeto.

 

O encontro tem como objetivo dar visibilidade aos dados consolidados pela Caiena, a partir da base de dados do Estado e dos Sistemas de Ouvidoria, Transparência e Acesso à Informação. Na ocasião também será elaborado o roteiro de pesquisa etnográfica do projeto.

 

Os interessados em participar da oficina, deverão preencher a ficha de inscrição no endereço indicado (http://bit.ly/Formulário-de-Inscrição). Para acessar a apresentação da palestra de hoje e mais informações sobre o projeto, acesse o blog http://portal-ceara.caiena.net/ou entre em contato por meio dos telefones (85) 3101-6615/ 3101-6614.

 

Serviço

Oficina 3: Das Personas às pessoas

Local: Novotel Fortaleza (Rua Dr. Atualpa Barbosa de Lima, 500, Meireles.

Data: 27 de janeiro de 2017

Horário: 8h30 às 12h30

 

26.01.2017

Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Géssica Saraiva – Assessora de Comunicação ( gessica.saraiva@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade ( camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @CGECeara
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara

 

Expediente imprensa 05dez 2016-01