Seapa lança Programa de Apoio à Legalização de Empresas de Alimentos

13 de fevereiro de 2017 - 19:38

A Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) lança nesta quarta-feira (15) o Programa de Apoio a Legalização de Empresas de Alimentos, durante o seminário que abordará a importância do Selo de Serviço de Inspeção Estadual (S.I.E) para empresas. O evento será realizado no auditório do Senai, a partir das 8h30. O seminário contará com a presença do secretário adjunto da Seapa, Euvaldo Bringel.

Segundo ele, o objetivo de lançar o Programa durante o seminário é apresentar as empresas os serviços que a Seapa presta de apoio à regularização das empresas que fazem o manejo de alimentos. “O apoio para a obtenção do S.I.E. vai desde a instalação da empresa até que ela esteja de fato em pleno funcionamento, e através desse Programa vamos apresentar como é prestado esse apoio aos empresários que querem funcionar de forma regular”, reforça o secretário adjunto.

Segundo o coordenador de Ordenamento e Fiscalização da Seapa, Osvaldo Segundo, e técnicos da Secretaria o foco do Seminário será as orientações que as empresas podem obter na Seapa. “Os empresários precisam saber que contam com todo o apoio da Secretaria”, destaca o coordenador. Representantes do Senai, Fiec, Sebrae, Banco do Nordeste (BNB), Sindfrios, Banco do Brasil (BB) e Faec também estarão presentes no Seminário.

Sobre o Selo de Serviço de Inspeção Estadual

O Ceará foi o primeiro estado brasileiro a criar o selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), com o objetivo de controlar e fiscalizar o pescado e seus derivados, garantindo ao consumidor, qualidade na inspeção sanitária; ele surgiu através da Resolução/SPA n° 01 de 10 de janeiro de 2012, estando vinculado à Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), através da Coordenadoria de Ordenamento e Fiscalização (COFIS).

Todas as empresas que processam, industrializam, armazenam produtos da pesca e aquicultura; e que pretendam realizar comércio intermunicipal (entre municípios de um mesmo estado) devem ser registradas no S.I.E, junto a COFIS/Seapa, com exceção para estabelecimentos que possuam registro no Serviço de Inspeção Federal (S.I.F), pois é vedada a duplicidade de registro nos serviços de inspeção.

Programação:

Seminário sobre A Importância do S.I.E. para sua Empresa

08h30 – A importância do S.I.E. para sua empresa

08h45 – Apoio do Senai/Fiec às indústrias de alimentos

09h45 – Apoio do Sebrae/CE às indústrias de alimentos

10h10 – Proposta de Trabalho para regularização das empresas no S.I.E.

10h40 – Linhas de Financiamento

11h – Debates para construção da Proposta de Apoio às Empresas interessadas

Serviço:

Data: 15 de fevereiro

Local: Senai (Avenida Barão de Studart, 1980 – Aldeota)

Hora: 08h30 às 12h30

13.02.2017

Assessoria de Imprensa da Seapa
Julyana Silveira (julyana.silveira@seapa.ce.gov.br / 85 3241.0561)
Assessoria de Imprensa da SEAPA