Seminário discute saneamento rural com municípios do Baixo e Médio Jaguaribe

17 de fevereiro de 2017 - 18:47

Nesta quinta-feira (16), a Secretaria das Cidades, por meio da Coordenadoria de Saneamento, realizou um seminário regional, em Russas, para 16 municípios da Bacia do Baixo e Médio Jaguaribe (BBJ). Durante o evento, foram apresentados o Sistema de Informação de Água e Saneamento Rural (Siasar) e o programa de Saneamento Rural Ceará IV aos municípios, bem como discutidas as medidas necessárias para a implantação dos programas.

Estiveram presentes no evento, os prefeitos de Tabuleiro do Norte, Russas e Alto Santo, além dos representantes do Ministério da Integração, da Cagece e dos municípios da BBJ.

Os municípios que fazem parte da Bacia do Baixo e Médio Jaguaribe (BBJ) são: Alto Santo, Aracati, Ererê, Fortim, Icapuí, Iracema, Itaiçaba, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguarana, Limoeiro do Norte, Palhano, Pereiro, Potiretama, Quixeré, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.

O seminário também já foi realizado nos municípios de Fortaleza, Itapipoca e Sobral, e nos próximos dias vai acontecer com os municípios da Bacia do Salgado, em Juazeiro do Norte.

O Siasar

O Siasar consiste em uma ferramenta de informação básica e atualizada sobre os serviços de saneamento rural de um país, sendo possível, entre outras funcionalidades, o monitoramento da cobertura, qualidade e sustentabilidade do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário da região, o registro do desempenho dos prestadores de assistência técnica e a transferência de dados estatísticos, cruzando base de dados setoriais. A ferramenta, financiada pelo Banco Mundial, já é utilizada por outros países da América Latina como Costa Rica, Honduras e Peru.

Em maio de 2016, o Siasar iniciou a implantação de um projeto piloto no município de Aracati. Em novembro deste mesmo ano, a Secretaria garantiu recursos na ordem de R$ 6 milhões, junto ao Ministério da Integração, para realizar a expansão do sistema em 125 municípios do Ceará em 2017 e 2018.

Ceará IV

O programa Ceará IV está em fase de estudo para implantação e irá receber um empréstimo de 50 milhões de Euros do banco KFW. O programa tem como objetivo promover a construção, expansão e aperfeiçoamento dos sistemas de abastecimento de água, além de desenvolver melhorias sanitárias domiciliares e implantar sistema de esgotamento sanitário em algumas comunidades rurais do estado que são atendidas pelos Sisars. O programa prevê ainda a construção de um Centro de Referência para capacitação de pessoas que irão operar e manter os sistemas de esgotamento.

17.02.2017

Assessoria de Comunicação da Secretaria das Cidades
Sabrina Lemos
(85) 3207.5249 ou 98603.0556  
( sabrina.lemos@cidades.ce.gov.br )