Capacitação: STDS forma mais 108 novos profissionais em Paramoti e General Sampaio

10 de março de 2017 # # # #

Os alunos foram capacitados através dos projetos Primeiro Passo e Criando Oportunidades

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) segue investindo nas capacitações e formando novos profissionais para o mercado de trabalho cearense. Nesta sexta-feira (10), o titular da Pasta, Josbertini Clementino, certificará nos municípios de Paramoti e General Sampaio, 108 novos profissionais qualificados através dos projetos Primeiro Passo e Criando Oportunidades. Serão entregues também 22 kits instrumentais de trabalho para os alunos concludentes.

“Nossa meta é capacitar e incluir nossos jovens no mercado de trabalho. Entregamos os certificados com a certeza de que a perspectiva de vida profissional para cada um deles será outra. Estamos atuando na formação de profissionais com capacidade para exercer diversas funções, assumindo um papel diferencial nas empresas em que forem contratados ou no próprio negócio, pois, formamos também empreendedores” destaca Josbertini, que à frente da STDS, coordena o desenvolvimento de políticas públicas de geração de trabalho, emprego e renda; empreendedorismo; além da política de assistência social e de segurança alimentar e nutricional em todo o Estado.

Novos profissionais

Das 108 pessoas capacitadas, 31 foram atendidas pelo Primeiro Passo, sendo 13 em Paramoti, e 18 em General Sampaio, no curso de Auxiliar de Escritório. Já o Programa Criando Oportunidades qualificou outros 77 formandos, sendo 40 em Paramoti, nas turmas de Mecânico de Motos e Eletricista, e 37 em General Sampaio, no curso de costureiro, que certificou anteriormente 20 alunos e certificará outros 17, nesta sexta-feira. O projeto entregará 22 kits instrumentais de trabalho aos novos profissionais. Em 2016, juntos, os dois projetos qualificaram em todo o Estado, 11.733 pessoas.

Os Projetos

O Primeiro Passo qualifica profissionalmente adolescentes e jovens, oriundos da rede pública de ensino, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, estimulando-os por meio do desenvolvimento de suas competências social e profissional. O projeto atua em três linhas de ação: Aprendiz, Bolsista e Estagiário.Em 2016, qualificou 7.122 jovens em todo o Ceará.

Articulado com outras políticas públicas, o projeto Criando Oportunidades também amplia as oportunidades dos cidadãos cearenses. O projeto que, no ano passado, capacitou 4.611 pessoas, tem como público prioritário mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, beneficiárias ou não do Bolsa Família; trabalhadores sem ocupação e desempregados; pessoas que trabalham em condição autônoma; jovens à procura do primeiro emprego; e segmentos especiais. As turmas do projeto são desenvolvidas de acordo com a potencialidade e a situação socioeconômica de cada município.

Municípios contemplados

→10 de março (sexta-feira)

•15h30: Paramoti (Escola Estadual Tomé Gomes dos Santos – Rua Gonçales Soares, s/n, Centro) em frente ao Hospital Municipal.

Primeiro Passo: 13 formandos – Auxiliar de Escritório
Criando Oportunidades: 22 educandos / Mecânica de Motos / 06 kits
Criando Oportunidades: 18 educandos / Eletricista / 06 kits

•17h: General Sampaio (Ginásio Francisco de Assis (Brasileirão) – Rua Delfino Ferreira Gomes, 121, Centro)

Primeiro Passo: 18 formandos – Auxiliar de Escritório
Criando Oportunidades: 37 educandos / 10 kits – Cabeleireiro

*Mais informações

Projeto Criando Oportunidades: 85 3101.7805 /1558
Projeto Primeiro Passo: 85 3101.1559 / 1554

10.03.2017

Assessoria de Comunicação e Eventos
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Carlos Eugênio Saraiva / 85 9.8878.8510 / 3101.2089 / 2099
Twitter: www.twitter.com/stdsonline
Facebook: www.facebook.com/stdsce
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Expediente imprensa 09jan 2017-01