Dia do Artesão é comemorado com Feirart de 16 a 18 de março

17 de março de 2017 - 14:03 # #

web  ARI8670

Cerca de 200 artesãos expositores representantes de entidade s artesanais e grupos produtivos de 86 municípios participam da 55º Feira de Artesanato do Ceará

Entre rendas, xilogravuras, couro, crochês e diversos outros materiais utilizados na composição do legítimo artesanato cearense, acontece a 55ª Feira de Artesanato do Ceará (Feirart), que iniciou ontem e segue até amanhã, 18 de março, com uma programação diversa. A feira que acontece na Praça Luiza Távora, traz a capital alencarina música regional, oficinas de artesanato e trabalhos de cerca de 200 artesãos de 86 municípios do Estado.

O evento é promovido pelo Governo do Ceará, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), e expõe ao público produtos de artesãos como Pedro Balaieiro, reconhecido nacional e internacionalmente por seu trabalho com cipó indé, e dona Lúcia Rodrigues, artesã de Itapipoca, que faz renda de bilro desde que tinha oito anos. Ontem, após discurso emocionado na abertura do evento, dona Lúcia recebeu das mãos da primeira dama do Estado, Onélia Leite Santana, a certificação de autenticidade de seu trabalho.

“Eu só tenho a agradecer a equipe que compõe a Ceart, a primeira-dama e a todos que acreditam em nós artesãos cearenses. Em outubro fui convidada para ir até São Paulo mostrar minha arte na I Feira Brasil Original e, com muito orgulho, divulguei e vendi minhas rendas como fabricadora, recebendo o valor justo pelo meu trabalho. Isso é motivo de orgulho para mim”, relata Lúcia Rodrigues, que também está expondo seus produtos em estande na Feirart.

Saber popular

“O artesanato cearense é a nossa cultura viva. As obras feitas pelas mãos dos nossos artesãos são resultados de um saber que passa de geração à geração e pulsam com cores e texturas legitimamente nossas. Temos nos empenhado para fortalecer essa rede de artesãos em todo o Estado do Ceará. Em breve vamos inaugurar o Centro das Rendeiras da Prainha e continuamos firmes na busca por mais reconhecimento e investimento no potencial da nossa gente”, declarou a primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, que fez a entrega simbólica de computadores para 48 entidades artesanais de diferentes municípios e de tipologias artesanais e assinou, junto ao titular da STDS, Josbertini Clementino, um termo de entrega para a Associação Mulheres de Fibra do Vale do Cuncas, da cidade de Barro, representando as demais entidades.

“Enquanto gestor e cearense do Crato, não posso deixar de me emocionar com tantos artesãos juntos em um só lugar, comercializando, trocando informações entre si e divulgando seus trabalhos. O artesanato faz parte da identidade cultural do nosso Estado e, para além disso, nossos artesãos são importantes artífices da geração de renda, movimentando um mercado que vem da força do saber popular, que cresce no seio familiar e se fortalece no talento do nosso povo. A Feirart já está no calendário oficial do nosso Estado, e só tende a crescer, por isso convidamos a todos os cearenses e turistas que venham conferir essa grande festa da nossa cultura e de homens e mulheres que representam nossa força e garra enquanto povo nordestino”, completa Josbertini, entre sorrisos e abraços dos artesãos que participam da Feirart.

Programação

Oficinas

Horário: 19h às 20h30

– fibra vegetal: 17 de março

– areia colorida: 18 de março

Shows

Guto Ribeiro: 17 de março (19h30 às 21h30)

Cabra da Peste: 18 de março (19h às 21h)

Serviço

Data: 16 a 18 de março
Horário: 17h às 22h
Local: Praça Luíza Távora – Avenida Santos Dumont, 1589, Aldeota – Fortaleza

17.03.2017

Núcleo de Comunicação do Governo do Estado do Ceará
Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama
Déborah Vanessa
deborah.vanessa@gabgov.ce.gov.br
Assessoria de Comunicação e Eventos
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Carlos Eugênio Saraiva
85 9.8878.8510
85 3101.2089 / 2099
Twitter: www.twitter.com/stdsonline
Facebook: www.facebook.com/stdsce
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Expediente imprensa 09jan 2017-01