Saúde alerta profissionais sobre notificação compulsória de arboviroses

23 de março de 2017 # # #

banner nota notificacao arboviroses

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará publica nesta quarta-feira, 22, Nota Técnica para alertar os profissionais de saúde sobre a notificação compulsória dos casos suspeitos de arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya). É através da notificação que os gestores de saúde do Estado e dos municípios conhecem o cenário epidemiológico e colaboram com as ações estratégicas de planejamento para o combate ao mosquito Aedes aegypti, além de contribuir como subsídio para os profissionais médicos fazerem o diagnóstico correto da doença.

De acordo com a Portaria nº 204, de 17 de fevereiro de 2016, publicada pelo Ministério da Saúde, dengue, chikungunya e zika são doenças de notificação compulsória. A notificação de doenças e agravos de saúde pública, além de ser uma obrigação legal do profissional de saúde, tem como objetivo sinalizar a ocorrência da doença e desencadear oportunamente ações de vigilância em saúde.

Os profissionais podem acessar o documento no site da Sesa, clicando em Downloads, no meu Serviços, e, em seguida, no link Notas Técnicas.

23.03.2017

Assessoria de Comunicação da Sesa
Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel (85) 3101.5221 / 3101.5220
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Expediente imprensa 09jan 2017-01