Cardiologistas participam de treinamento no Hospital de Messejana

3 de abril de 2017 # # # # # # #

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), da rede pública do Governo do Ceará, está realizando nesta segunda-feira (3) e nesta terça-feira (4), o 1º Treinamento Avançado de Intervenção Coronária Complexa. O curso tem como foco o tratamento de doença coronariana através de cateter. Médicos de três estados do Nordeste (Bahia, Pernambuco e Paraíba) estão reunidos para trocar experiências sobre ultrassonografia intracoronária, Aterectomia rotacional no tratamento de lesões calcificadas e manejo do tratamento com cateter da oclusão coronariana crônica (procedimento realizado em poucos hospitais do país).

O médico cardiologista Carlos Vinicius Espírito Santo veio de Salvador para participar do treinamento. “É muito importante, para a região Nordeste, estarmos reunidos aqui nessa troca de experiência. A equipe do Hospital de Messejana é muito profissional e essa é uma grande oportunidade de aprendermos e discutirmos novas técnicas”, afirmou.

Durante o encontro, estão sendo realizadas rodas de conversa, palestras, e vivências dos procedimentos. O cardiologista Gustavo Morais é de João Pessoa, Paraíba. Ele ressalta que o Hospital de Messejana é referência nacional em cardiologia e essa iniciativa é fundamental para melhorar os resultados na realização dos procedimentos cardíacos em outros hospitais do país. “Cada vez mais estamos nos deparando com pacientes complexos e existe essa necessidade de aprendermos novas técnicas que vão melhorar nossos resultados e trazer benefícios aos nossos pacientes”, declarou.

O cardiologista intervencionista e chefe interino da Hemodinâmica do Hospital de Messejana, Breno Falcão, explica que este treinamento deve ser periódico. “Nesta primeira turma, o Hospital de Messejana está treinando cardiologistas intervencionistas da Bahia, Paraíba e Pernambuco, além de cardiologistas clínicos e intervencionistas do Ceará. São momentos teóricos e práticos, com demonstrações de procedimentos reais que vão contribuir muito com o melhor desempenho de todos “, conta Falcão.

O Hospital de Messejana é referência nacional na realização de angioplastia coronariana primária e implante de stents no infarto agudo do miocárdio. Por mês, são realizadas cerca de 120 angioplastias, procedimento médico para abertura do entupimento de uma artéria do coração. Os sintomas mais comuns do infarto agudo do miocárdio são: desconforto no peito que pode acometer a região torácica, do umbigo até o queixo, irradiação para o braço e mandíbula, além de sudorese e mal estar. Alguns pacientes podem ter sintomas confundíveis com outros problemas mais simples, retardando o diagnóstico.

Além da angioplastia coronária, outros procedimentos são feitos com frequência no setor de Hemodinâmica do Hospital de Messejana, onde são atendidos cerca 600 pacientes por mês. São realizados: cateterismo cardíaco, tratamento de doenças estruturais congênitas, avaliações para transplantes cardíacos, biópsia do miocárdio, colocação de marcapassos, diagnóstico e procedimentos terapêuticos em crianças portadoras de cardiopatia congênita, estudo eletrofisiológico e terapêutica das arritmias cardíacas e procedimentos diagnósticos e terapêuticos na área endovascular.
03.04.2017

Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Milena Fernandes
Contato: (85) 3101-4092 / (85) 988413091

Núcleo de comunicação

  • Assessor Especial de Comunicação Chagas Vieira
  • Coordenadora de Imprensa Ana Cristina Cavalcante
  • Porta-voz Thiago Cafardo
  • Gestora de Conteúdo Wania Caldas
  • Gestor de Fotografia José Wagner
  • Fotografia Oficial Carlos Gibaja
  • Gestores de Secretarias Ciro Câmara Ana Martins Sabrina Lima
  • Comunicação Institucional Giselle Dutra
  • Gestor de Rádio Lúcio Filho
  • Gestor de TV Weberte Lemos
  • Gestor de Web Bruno Bacs
  • Gestor de Reportagem Wilson Zanini
  • Reportagem André Victor Rodrigues Thiago Sampaio Caio Faheina
  • Assessoria Primeira Dama Déborah Vanessa Wiarlen Ribeiro
  • Fotografia Ariel Gomes Marcos Studart Tiago Stille Nívia Uchôa Lia de Paula
  • Mídia Sociais Alyne Castro Daniel Santos Yuri Lobato