SDA realiza seminário sobre gestão de risco de seca

26 de abril de 2017 # # # # #

Marina Filgueiras Comunicação SDA | ASCOM (85) 98730-6462 | 3101-8137 www.sda.ce.gov

No seminário foi apresentado os resultados da pesquisa Fala Agricultor realizada pelo Projeto São José III, Banco Mundial e parceiros

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário, através do Projeto São José III, realizou na manhã desta quarta-feira (26) um seminário sobre Políticas e Programas para Gestão de Risco de Seca no Ceará, que abordou os modelos de comunicação moderno para extensão rural, os planos agropecuários de preparação para a seca e os resultados finais da pesquisa Fala Agricultor. O evento fez parte da missão do Banco Mundial que acontece durante toda semana em Fortaleza.

Para o secretário Dedé Teixeira o Banco Mundial tem um papel muito importante nas construção das ações do Projeto São José III. “O mapeamento de solo e a pesquisa Fala Agricultor são de extrema importância para a preparação na convivência com a estiagem, além de ajudar bastante na construção de políticas públicas para o desenvolvimento agrário”.

Participaram do seminário a gerente do Projeto São José III pelo Banco Mundial, Bárbara Farinele, o coordenador da Unidade de Gerenciamento de Projetos UGP, Lafaete Almeida, o presidente da Ematerce, Antonio Amorim, o coordenador da Câmara Técnica dos Planos Agropecuários de Preparação para a Seca, Josias Farias, o professor da Universidade Federal do Ceará, Ricardo Brito Soares, a representante da empresa Mgov Brasil, Antônia Torinho, além de técnicos da SDA, Ematerce e Agropolos.

Segundo a gerente do Projeto São José III pelo Banco Mundial, Bárbara Farinele, a agricultura familiar é responsável pela segurança alimentar do país, porém é um segmento extremamente vulnerável as condições climáticas (sendo prejudicada tanto na seca como nas cheias). “Recuperar as perdas que uma estiagem causa é muito complicado, é mais viável preparar os agricultores para que possam conviver com as condições climáticas diversas do que recuperar os danos”.

Ainda segundo a gerente, o Ceará é pioneiro em muitos projetos importantes para a agricultura. “O Plano de Convivência com a Seca que foi desenvolvimento no Estado do Ceará é referência nacionalmente, por isso vamos levar para vários municípios cearenses”.

No seminário houve apresentação da Câmara Técnica dos Planos Agropecuários de Preparação para a Seca, com resultados do plano piloto que foi implantado no município de Piquet Carneiro. Também foi apresentado pelo diretor técnico da Ematerce, Itamar Lemos, sobre a importância da extensão rural para o desenvolvimento agrário do Ceará.

Para o coordenador da Unidade de Gerenciamento de Projetos UGP, Lafaete Almeida, esse seminário foi importante para apresentar elementos importantes para o subsídio de políticas públicas agrárias do Estado.
Fala Agricultor

A pesquisa Fala Agricultor foi realizada pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário, através do Projeto São José III, com apoio do Banco Mundial, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural- Ematerce e Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos- Funceme e trata-se de uma pesquisa de campo com agricultores familiares cujo propósito foi extrair do próprio agricultor informações sobre condições climáticas sociais, hábitos produtivos, preferências e opiniões sobre políticas públicas de suporte ao convívio com a seca.

Para a pesquisa foram cadastrados 4.813 agricultores (55.9% mulheres) localizados em 20 municípios do Estado do Ceará, que foram sorteados para três ondas de entrevistas realizadas de maio a dezembro de 2016. As entrevistas foram realizadas por meio de contato telefônico, onde os agricultores escutavam as perguntas dos questionários em gravações automatizadas em voz humana, respondendo em seguida utilizando o próprio teclado do telefone.

Núcleo de comunicação

  • Assessor Especial de Comunicação Chagas Vieira
  • Coordenadora de Imprensa Ana Cristina Cavalcante
  • Porta-voz Thiago Cafardo
  • Gestora de Conteúdo Wania Caldas
  • Gestor de Fotografia José Wagner
  • Fotografia Oficial Carlos Gibaja
  • Gestores de Secretarias Ciro Câmara Ana Martins Sabrina Lima
  • Comunicação Institucional Giselle Dutra
  • Gestor de Rádio Lúcio Filho
  • Gestor de TV Weberte Lemos
  • Gestor de Web Bruno Bacs
  • Gestor de Reportagem Wilson Zanini
  • Reportagem André Victor Rodrigues Thiago Sampaio Caio Faheina
  • Assessoria Primeira Dama Déborah Vanessa Wiarlen Ribeiro
  • Fotografia Ariel Gomes Marcos Studart Tiago Stille Nívia Uchôa Lia de Paula
  • Mídia Sociais Alyne Castro Daniel Santos Yuri Lobato