Cipod discute III Semana Estadual de Políticas sobre Drogas

11 de maio de 2017 # #

Fernando Brito Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) (85) 3238.5090 / 99910.3443 - comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br www.spd.ce.gov.br Facebook: spdceara Twitter: @spdceara

Reuniões mensais do colegiado passarão a acontecer em cada uma das instituições onde atuam os conselheiros

A programação da III Semana Estadual de Políticas sobre Drogas, prevista para o período de 19 a 26 de junho próximo, foi o principal ponto da pauta da 15ª reunião ordinária do Conselho Interinstitucional de Políticas Públicas sobre Drogas (Cipod), gestão 2015-2017. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (10), no auditório da SPD.

A reunião foi coordenada pela titular da SPD e presidente do Cipod, secretária Aline Bezerra Câncio. Na oportunidade, a gestora informou que a Secretaria contará com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) para a promoção de palestras para o público em geral durante a semana comemorativa, com a participação de personalidades nacionais e locais com notório conhecimento sobre a questão das drogas.

Os conselheiros foram convidados a formular sugestões de atividades para o período, com ênfase na prevenção às drogas e engajamento da população como um todo na temática. A secretária Aline Bezerra Câncio confirmou a realização de uma Ação de Cidadania. Será uma manhã de prestação de serviços, cidadania, orientação e encaminhamentos, além de diversas atividades artístico-culturais, que ocorrerá na Praça Gustavo Barroso (Praça do Liceu do Ceará), junto à sede da SPD. A data ainda será definida.

A pauta da reunião do Cipod incluiu, ainda, a apresentação aos conselheiros do novo secretário Especial Adjunto da SPD, Cláudio Saraiva; e da nova secretária Executiva da pasta, Tamara Holanda. A secretária Aline Bezerra Câncio aproveitou para informar aos presentes sobre a retomada de todos os projetos de prevenção da SPD e o reforço das parcerias diversas com instituições governamentais e não-governamentais para a construção de soluções conjuntas aos desafios do consumo de drogas.

Também foram abordados os seguintes temas: homologação do pregão para a contratação de comunidades terapêuticas na condição de prestadores de serviço de acolhimento de usuários de drogas e a formulação do Plano Estadual de Políticas sobre Drogas. A secretária Aline Bezerra Câncio pediu o envolvimento dos conselheiros no tema e a apresentação de propostas com viabilidade técnica e operacional. Um grupo de trabalho (GT) interno será formado no âmbito do Cipod para a discussão do assunto.

Ao final do encontro, foi aprovada pelo colegiado a proposta apresentada pela secretária Aline Bezerra Câncio para a  realização das reuniões mensais do Cipod em cada uma das instituições com assento no conselho e não mais apenas na sede da SPD, tornando-se itinerantes. A ideia de abdicar de local fixo é ampliar a participação e o envolvimento das diversas organizações no colegiado. O próximo encontro já ficou acordado para ocorrer no dia 14 de junho, na Igreja Batista Central.

O Cipod tem como principal objetivo fortalecer o Sistema Estadual de Políticas sobre Drogas, construindo uma rede de iniciativas para conter o avanço das drogas no Ceará. O conselho é composto por representantes de secretarias estaduais, organizações não governamentais e entidades religiosas e estudantis do Ceará, tendo caráter normativo, consultivo e de deliberação coletiva.