Projeto da STDS e Piamarta garantem novas perspectivas a jovens de Fortaleza

11 de maio de 2017 # # # #

Assessoria de Comunicação e Eventos Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS Carlos Eugênio Saraiva / 85 9 8878.8510 / 3101.2089 / 2099 Twitter: www.twitter.com/stdsonline Facebook: www.facebook.com/stdsce E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

“Através da parceria entre Estado e Piamarta nós conseguimos engajar 100 jovens oriundos do sistema socioeducativo em diversos cursos técnicos, oportunizando a inserção de nossa juventude no mercado de trabalho e a uma nova realidade de vida. Esse projeto é um sonoro sim à juventude, que não é apenas futuro, mas também presente. Precisamos inserir mais nossos jovens no processo de desenvolvimento econômico do Estado, e a educação é o caminho”, declarou o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino. Ele esteve presente na entrega de instrumentos musicais, equipamentos eletrônicos e mobiliários e da certificação de 100 alunos do Projeto Sociedade Justa e Segura, na manhã desta quinta-feira (11), no Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta. Parte da solenidade transcorreu ao som de canções clássicas dos Beatles, dentre outras, executadas por crianças e jovens integrantes da orquestra do colégio Piamarta.

Presente à solenidade, a professora e vice-governadora do Estado, Izolda Cela, aproveitou o momento de emoção, e deixou uma mensagem para os jovens, “Eu sei que não é fácil manter o foco nos estudos, principalmente nessa fase da vida, mas quando nós entendemos que a educação é o único caminho, conseguimos ir adiante e vencer todas as dificuldades que nos são impostas ao longo da vida. Eu desejo que vocês possam usufruir dessa oportunidade da melhor forma possível e possam se desenvolver plenamente e com autonomia”, ensinou a educadora.

Para a também educadora e diretora da escola, Lieta Valotti, esse é um momento de muita alegria para educadores e alunos envolvidos nesse processo. “Para nós é fundamental levar educação para nossos jovens e saber que estamos criando um mundo com mais esperança e possibilidade para todos. Eu percebo uma mudança muito significativa no comportamento deles a partir da participação em ações positivas como essa do Projeto”, explicou a diretora.

Através do convênio entre a STDS e a instituição social, foram investidos R$ 1.244,233,06, dos quais R$ 45.752,91 foram destinados à aquisição dos equipamentos doados para a instituição. Os jovens foram capacitados nos cursos de Artes Manuais, Informática Básica, Design Gráfico, Desenho Técnico de Edificações, Eletrônica e Manutenção de Computadores e Torneiro Mecânico.

Sociedade Justa e Segura

O Projeto Sociedade Justa e Segura é desenvolvido em Fortaleza e na Região Metropolitana e busca, por meio de ações educativas, de qualificação profissional, atividades artísticas e acompanhamento socioassistencial, prevenir a violência e reproduzir uma cultura de paz nas comunidades onde atua. Disponibiliza 200 vagas para jovens de 12 a 17 anos, das quais 50 são destinadas a adolescentes egressos do Sistema de Atendimento Socioeducativo e outras 50 a jovens em cumprimento de Liberdade Assistida. Proporciona, através do programa de tempo integral, ações de qualificação profissional, atividades artísticas e acompanhamento socioassistencial. Atualmente, estudam no Piamarta 980 alunos no ensino básico e médio.

Piamarta

O Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta é uma entidade sem fins lucrativos, que presta serviços educacionais e socioassistenciais. Foi fundada em 1966 e iniciou as atividades educativas em 1972, sendo reconhecida como entidade de utilidade pública federal pelo Decreto n° 87.122, de 26 de abril de 1982. Realiza atividades de educação básica, educação profissional e assistência social para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social. Além de Fortaleza, também atua nos municípios de Itaitinga e Limoeiro do Norte.