Políticas sobre Drogas: SPD intensifica terceira edição do Juventude em Ação

30 de maio de 2017 - 11:00 # #

Fernando Brito Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) (85) 3238.5090 / 99910.3443 - comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br www.spd.ce.gov.br Facebook: spdceara Twitter: @spdceara

Ciranda de prevenção beneficiará oito mil estudantes no Ceará em 2017

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) intensifica as atividades da terceira edição do programa de prevenção às drogas Juventude em Ação (JA). Este ano, serão contemplados sete municípios cearenses. A iniciativa atende estudantes do ensino médio da rede pública estadual e alcança, também, as famílias dos alunos, docentes e lideranças comunitárias. A ciranda de prevenção beneficiará, ao todo, oito mil estudantes no Ceará.

Nesta terça-feira (30), membros da equipe do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) / JA da SPD estarão no município de Sobral, na Zona Norte do Estado, para a realização de oficina para apresentação e desenvolvimento de ações do programa. A atividade contará com a participação da direção, coordenação, professores, grêmio estudantil e líderes de salas da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Jarbas Passarinho. No estabelecimento, um total de 860 alunos serão contemplados com o JA.

Na quarta-feira (31), a oficina será repetida na EEFM Miriam Porto, no bairro Tancredo Neves, em Fortaleza. Na escola, 320 estudantes serão beneficiados com o JA. No mesmo dia, a equipe do SIP / JA estará no município de Capistrano, na região do Maciço de Baturité. Na Escola Ubiratan Diniz de Aguiar, ocorrerá encontro com lideranças estudantis e a coordenação escolar. O objetivo é organizar a divulgação do programa de prevenção junto ao corpo discente, formado por 800 estudantes.

A programação da equipe do SIP / JA para a quinta-feira (1º), inclui oficinas de apresentação e orientação na Escola de Ensino Médio (EEM) Waldeci Machado de Almeida, em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), onde 755 estudantes serão contemplados com o Juventude em Ação; e ainda nas escolas Estadual Caic Maria Alves Carioca, EEFM São Francisco de Assis e EEFM Santo Amaro, todas no bairro Bom Jardim, em Fortaleza; e na EEM Adail Barreto, em Maracanaú, na RMF, que juntas contam com mais de três mil alunos.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, lembra que os municípios contemplados com o programa Juventude em Ação este ano são os seguintes: Fortaleza, Capistrano, Quixeramobim, Sobral, Horizonte, Juazeiro do Norte e Maracanaú. A ação preventiva é dividida em sete etapas e inclui mobilização, divisão de equipes de alunos, aplicação do jogo interativo ‘Na Trilha da Prevenção’, declaração de conhecimentos, passeata de lançamento do programa, construção do regulamento geral e realização de gincana artístico-cultural, com múltiplas modalidades e foco na prevenção às drogas.

A programação do JA em cada escola envolve, ainda, multiplicação de informações preventivas sobre drogas para a comunidade em geral, Dia ‘D’ de prevenção para as famílias, vivência reflexiva pautada nas habilidades para a vida, oficinas de mobilização social, ações voluntárias, apresentação de atividades artístico-culturais da gincana e solenidade de encerramento, ocasião em que ocorre a entrega de troféus e prêmios às equipes de destaque em cada escola.

O JA proporciona, entre outros benefícios, o favorecimento do protagonismo juvenil nas comunidades, a conscientização sobre direitos e deveres na direção de ações proativas e cidadãs e a socialização de conhecimentos sobre drogas e seus efeitos para a saúde física, mental e social. Os jovens deixam de ser meros receptores de informações para se tornar protagonistas na prevenção às drogas.