Saúde: Workshop atualiza o planejamento do controle de infecções

12 de junho de 2017 - 14:00 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel (85) 3101.5221 / 3101.5220 www.facebook.com/SaudeCeara

A Secretaria da Saúde do Ceará está com inscrições abertas para o I Workshop de Prevenção e Controle das Infecções Relacionadas a Assistência a Saúde (Iras) para Assistência Segura. As inscrições ocorrem até o dia 16 de junho, clique aqui para fazer a inscrição. São 200 vagas disponíveis para técnicos que trabalham em controle de infecção e segurança do paciente nas instituições de saúde do Estado. O workshop será realizado no dia 20 de junho, das 8 às 17 horas, no Centro Universitário Christus, Rua João Adolfo Gurgel, 133, Cocó, em Fortaleza. E será focado no planejamento das ações de prevenção e controle das Iras, na promoção da intensificação das práticas de controle de sua ocorrência e divulgação da técnica adequada para higienização das mãos nas unidades de saúde.

A segurança do paciente é essencial para garantir a qualidade do cuidado aos pacientes, acompanhantes, visitantes e aos profissionais de saúde, em particular, nos cuidados com os eventos adversos (incidentes com danos ao paciente). E a higienização das mãos é a principal ação de prevenção a infecções hospitalares. Pesquisa da Anvisa divulgada em 2006 sobre a situação de 4.148 hospitais do país demonstrou uma taxa global de infecções de 9%, com 14% de mortalidade associada. No Ceará os indicadores se aproximam e, em 2010, o Comitê Estadual de Controle de Infecção em Serviço de Saúde identificou taxa de infecção hospitalar de 8,4%. Pelo Programa Nacional de Controle de Infecção Hospitalar, os hospitais são obrigados a manter comissões permanentes de controle das infecções hospitalares.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece o fenômeno das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras) como um problema de saúde pública e preconiza que as autoridades em âmbito nacional e regional desenvolvam ações com vistas à redução do risco de aquisição. Entre 20% e 30% das Iras são consideradas preveníveis através de programas de controle e higiene intensivos. Segundo a OMS, de cada 100 pacientes hospitalizados, sete em países desenvolvidos e dez em países em desenvolvimento adquirirão pelo menos uma Iras.

Serviço

I Workshop de Prevenção e Controle das Infecções Relacionadas a Assistência a Saúde (IRAS) para Assistência Segura

Data: 20 de junho de 2017
Horário: 8h às 17 horas
Local: Centro Universitário Christus, Rua João Adolfo Gurgel, 133, Cocó, em Fortaleza
Mais informações com o Núcleo de Vigilância Sanitária da Sesa (85) 3219.5051