Nota de esclarecimento: Peste humana

14 de junho de 2017 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel (85) 3101.5221 / 3101.5220 www.facebook.com/SaudeCeara

O Ceará não está em risco de peste negra e não registra casos de peste bubônica desde 2005. A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) esclarece que a publicação de notas técnicas faz parte da rotina de controle epidemiológico. A Nota Técnica de Peste Humana se refere ao trabalho de vigilância e prevenção da doença e não sobre casos existentes. O alerta é para os profissionais continuarem a realizar seu trabalho de controle desta e de outras doenças e, assim, evitarem o reaparecimento de casos no Ceará.

A Nota Técnica é um documento de atualização da conduta dos profissionais e uma forma de lembrá-los que é importante manter a vigilância epidemiológica o ano inteiro. Ou seja, trata-se de uma rotina comum para o controle epidemiológico, considerando ainda que há a rotatividade dos profissionais de saúde. Por isso é fundamental manter as equipes atualizadas, lembrar a todos os profissionais sobre o trabalho de controle epidemiológico.