SPD movimenta III Semana Estadual de Políticas sobre Drogas

19 de junho de 2017 - 09:50 #

Fernando Brito Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) (85) 3238.5090 – 99910.3443 / comunicacao@spd.ce.gov.br – fernando.brito@spd.ce.gov.br

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) preparou vasta programação para marcar a passagem da III Semana Estadual de Políticas sobre Drogas, que se estenderá de 19 a 26 deste mês. Este ano, o tema será “Novas Perspectivas na Prevenção”. O objetivo é chamar a atenção da população cearense para as consequências do uso de álcool e outras drogas lícitas e ilícitas.

As atividades serão desencadeadas a partir da segunda-feira, com a abertura da Semana na Praça Gustavo Barroso, em frente à sede da SPD, no bairro Jacarecanga, a partir das nove da manhã. O ato simbólico envolverá passeata no entorno da praça, com a participação de estudantes do Colégio Estadual Liceu do Ceará e de membros da comunidade circunvizinha.

Portando faixas e cartazes e vestidos com roupas predominantemente brancas, os participantes da passeata destacarão a importância da prevenção às drogas. O ato será encerrado com a soltura de balões brancos para simbolizar a importância de uma vida saudável.

Ainda no dia 19, a SPD levará profissionais do Centro de Referência sobre Drogas (CRD) ao terminal de ônibus do Papicu, em Fortaleza. O objetivo é a oferta de esclarecimentos e orientações à população sobre as drogas e seus efeitos.

Na manhã do dia seguinte, 20, das 8 às 12 horas, o terminal de ônibus da Messejana será contemplado. Ao longo da semana, a atividade de divulgação também será desenvolvida nos terminais da Parangaba, Antonio Bezerra e Siqueira, além de alcançar alguns dos principais shoppings de Fortaleza.

O ponto alto da programação preparada pela SPD é a Ação Cidadania e Saúde, que acontecerá na sexta-feira, dia 23, das 8 às 12 horas, na Praça Gustavo Barroso. Será uma manhã de prestação de serviços, cidadania, saúde, orientação e encaminhamentos, além de atividades artístico-culturais.

Dentre os serviços a serem ofertados durante a Ação Cidadania e Saúde estão aferição de pressão arterial, lanche, corte de cabelo, cálculo de IMC, assessoria jurídica, rodas de redução de danos, orientações sobre tuberculose, distribuição de preservativos e de informativos sobre HIV e Aedes Aegypti, oficinas de arte, informações sobre câncer de mama e prevenção e outros.

No domingo, dia 25, a SPD promoverá o III Passeio Ciclístico Pedalando Pela Vida, com largada a partir das 7 horas, no anfiteatro do Parque do Cocó. A chegada ocorrerá no mesmo local. A ideia é aliar diversão, lazer e conscientização para a importância das pessoas levarem uma vida mais saudável, além de chamar a atenção da sociedade em geral para a problemática das drogas. A participação no passeio é gratuita, não sendo necessária inscrição para o evento. A expectativa é de reunir cerca de 300 pessoas.

A programação da III Semana Estadual de Políticas sobre Drogas será concluída na segunda-feira, 26, Dia Internacional da Luta contra o Abuso e o Tráfico de Drogas. Em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado (AL), a SPD promoverá o Simpósio de Políticas sobre Drogas – Novas Perspectivas no Eixo da Prevenção. Aberto ao público em geral, o evento será realizado a partir das 14 horas, no Auditório Murilo Aguiar da AL e envolverá palestras de personalidades locais com notório conhecimento sobre o tema prevenção às drogas.