SPD entrega certificados de conclusão de cursos profissionalizantes

19 de julho de 2017 # # #

Fernando Brito Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) (85) 3238.5090 / 99910.3443 - comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br www.spd.ce.gov.br Facebook: spdceara Twitter: @spdceara

Duzentos acolhidos em comunidades terapêuticas (CTs) que prestam serviço à Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) receberão, até o início de agosto próximo, os certificados de conclusão de cursos profissionalizantes. A capacitação foi viabilizada pela SPD em parceria com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) do Governo do Ceará.

A qualificação profissional gratuita foi iniciada no segundo semestre do ano passado. Com o término das aulas, os participantes se tornaram aptos para o mercado de trabalho. A maioria dos alunos não tinha qualquer tipo de habilitação, o que dificultaria a ressocialização após a conclusão do tratamento da dependência. Para eles, o certificado representa a realização de um sonho.

As opções de qualificação disponibilizadas através do Projeto Criando Oportunidades foram as seguintes: doces e salgados, eletricista predial, cabeleireiro, mecânico de motos, masseiro e reparador de aparelhos domésticos. São ofícios que apresentam significativa demanda por profissionais no mercado de trabalho, o que contribui para o aproveitamento da mão de obra qualificada.

Receberão os certificados, acolhidos nas CTs Grão de Mostarda, Casa de Abraão, Vida Manará, Atos, Associação Ágape, IVC, Caverna do Adulão, Shalom e Catarina de Laboré. A Organização Barreira Amigos Solidários (Obas), o Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social (Idear) e o Centro de Formação e Integração Social (CFIS) foram as organizações não-governamentais (ONGs) responsáveis pela execução do projeto.

A qualificação foi monitorada pela Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Copod) da SPD. Uma articulação da Secretaria com o Sistema Nacional de Emprego / Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT) facilitará a inserção dos novos profissionais no cadastro de empregos e geração de renda.

Titular da SPD, a secretária Aline Bezerra Câncio reforça que a reinserção social e profissional de dependentes químicos é um dos eixos de atuação da Secretaria. Ela explica que a reinserção é a última etapa do tratamento, sendo determinante na recuperação do dependente químico. Ainda de acordo com a secretária Aline Bezerra Câncio, a parceria da SPD com a STDS para a efetivação do Projeto Criando Oportunidades terá continuidade no segundo semestre de 2017, com a oferta de novos cursos para acolhidos em CTs.