Hospital Albert Sabin comemora 40 anos de residência médica

4 de agosto de 2017 - 15:00 # # #

Diana Vasconcelos - Assessora de Comunicação do Hias - (85) 3256-1574
Fotos - Assessoria de Comunicação da Sesa

“Esta casa aqui é uma família pra gente”, declara a gastropediatra Ildênia Baltazar Ribeiro Nogueira, ao descrever o trabalho no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), do Governo do Ceará. Ildênia já foi residente do hospital. Ela e outros 579 médicos fizeram parte do Programa de Residência Médica do Hias, que este ano comemora 40 anos de formação de pediatras no Ceará. Para celebrar esse marco, o Hospital Albert Sabin realiza, neste sábado, 5, solenidade comemorativa às 19 horas, no auditório da Biblioteca da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Na programação, homenagem aos profissionais que contribuíram para implementação, crescimento e sucesso do Programa de Residência Médica do Hias, além de palestra com o médico e escritor Jayme Murahosviche e apresentação do Coral e da Camerata da Unifor.

“O Albert Sabin, pra mim, sempre foi referência em pediatria. Já no internato, eu fiz a opção de ser residente do Sabin”, conta Ildênia Nogueira, que concluiu a residência em 1994 e continua trabalhando no hospital. “É um orgulho muito grande trabalhar no Albert Sabin. Ao terminar a residência, eu fiquei um ano e meio como voluntária, até abrir concurso. Tudo porque realmente queria ficar”, relembra Ildênia.

Segundo a gastropediatra, além da formação de qualidade, a residência e vivência no hospital acabou lhe rendendo uma segunda família. “Todas as colegas com quem eu trabalho hoje, ou foram minhas preceptoras ou eu fui preceptora delas. Então, pra gente, a amizade se tornou familiar, passamos a maior parte do tempo juntos”, diz.

Opinião semelhante compartilha a amiga e ex-preceptora, Edna Dias Marques Rocha, também gastropediatra. “Fico feliz de fazer parte dessa instituição que, principalmente, é respeitada, é reconhecida. Tem uma residência realmente forte, tanto que está completando 40 anos. Muitos vêm aqui se tornar residentes porque sabem disso. Sinto-me feliz e acho que minha decisão juntando pediatria e Sabin foi acertada”, fala.

A empatia entre os funcionários, aliás, é observada pelos próprios pacientes e familiares. Segundo a dona de casa Meirelene Figueiredo, “é contagiante”, o que vem tornando o atendimento e a recepção das crianças e dos adolescentes mais agradáveis. “Melhor não tem, aqui os médicos são muito atenciosos, explicam tudo. São ótimos. E olha que estamos aqui há três meses. Três meses é sofrido, ainda bem que são boas pessoas e bons médicos”, afirma Meirelene, que acompanha o filho de 12 anos, André Luís, que teve algumas complicações devido à apendicite de grau quatro.

 

Referência em ensino e pesquisa

O Programa de Residência Médica do Hias teve início em 1977, quando o Hospital Albert Sabin foi credenciado em ensino e pesquisa pelo Ministério da Saúde. Atualmente, se divide em seis especialidades da saúde infantil, como pediatria, cirurgia pediátrica, hematologia e hemoterapia, ortopedia e traumatologia, onco-hematologia e cancerologia, com oito áreas de atuação pediátrica: gastroenterologia, nefrologia, medicina intensiva, neonatologia, pediatria, pneumologia, cardiologia e hematologia e hemoterapia.

Em 40 anos, já formou 580 médicos pediatras em diferentes especialidades. “É um marco, não só para o Albert Sabin, mas para o Ceará. Hoje, dos 637 pediatras registrados na Sociedade Cearense de Pediatria, 580 foram provenientes do nosso programa. Então, há muito conhecimento e conquistas há serem comemoradas”, destaca a diretora geral do Hias, Marfisa de Melo Portela.

A diretora, pediatra há 37 anos, é a primeira ex-residente do Albert Sabin a se tornar diretora geral do hospital. “É uma honra. Como pediatras todos temos a honra de lidar com os laços mais precisos de uma família, que são as crianças e os adolescentes. Também sou mãe e sei que a saúde de um filho é o que temos de precioso nessa vida. Então, essa data é importante porque cada pediatra que formamos, significa mais crianças sendo bem assistidas no Ceará”, comemora.

Serviço:

Solenidade de 40 anos da Residência Médica do Hias
Dia: 5 de agosto de 2017
Hora: 19 horas
Local: Auditório da biblioteca da Unifor – Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz

04.08.2017