Hospital Waldemar Alcântara orienta mulheres sobre amamentação

7 de agosto de 2017 - 16:08 # # #

Luciana Castro - Assessora de Comunicação do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara - (85) 3216-8335/ 98970-4300

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara é um dos seis hospitais do Governo do Ceará que promovem, protegem e apoiam o aleitamento materno. O hospital garante à população o acesso a serviços como posto de coleta e Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta, equipamento reconhecido pelo Ministério da Saúde, e desenvolve o trabalho de acompanhamento das mães de bebês internados, além de atender a outras mulheres lactantes que buscam orientação sobre amamentação e ordenha.

A equipe multidisciplinar que atende a mães nutrizes no Hospital Waldemar Alcântara é formada por psicóloga, nutricionista, fonoaudióloga e enfermeira. Elas ordenham o leite e levam para casa para dar aos seus bebês ou ainda, doam o leite excedente para as crianças internadas no hospital. Além disso, as que não podem ir até o Waldemar Alcântara para fazer a doação têm a possibilidade de realizar o cadastro por telefone, coletar o leite em casa e a equipe do HGWA vai buscar a doação no dia e horário agendado.

Para Lélia Chaves, 33, o acolhimento e orientações recebidos pelos profissionais da sala de apoio à amamentação ajudaram a tranquilizá-la. Mãe de primeira viagem, ela acompanha o filho João Guilherme no Hospital Waldemar Alcântara. Ele nasceu de um parto cesariano de emergência, após a perda do líquido amniótico ainda no sétimo mês de gestação. “Nós fomos transferidos para a UTI do Waldemar Alcântara quando ele ainda tinha quatro dias de vida. Eu estava preocupada como eu ia dar de mamar para o meu filho, mas graças a Deus a equipe aqui é maravilhosa, as meninas me ensinaram tudo”, conta.

A história da Lélia e do João Guilherme se assemelha a de muitas outras lactantes que precisam de orientação para seguir amamentando os filhos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os bebês recebam exclusivamente o leite materno até o sexto mês de vida e, com alimentação complementar saudável, até os dois anos ou mais. A amamentação é saúde tanto para mãe quanto para o bebê.

De janeiro a junho deste ano, foram cadastradas 119 mães doadoras e arrecadados pouco mais de 23,6 litros de leite. No primeiro semestre de 2017, a sala de amamentação do HGWA chegou a 376 atendimentos.

Serviço:
Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta
Hospital Geral Dr Waldemar Alcântara – Rua Dr. Pergentino Maia, 1559, Messejana
Funcionamento das 7 às 19 horas
Agendamento: (85) 3216.8345