SPD apresenta programas e ações no Previne 2017

9 de agosto de 2017 - 10:08 # # #

Fernando Brito Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) (85( 3238.5090 / 99910.3443 - comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br www.spd.ce.gov.br Facebook: spdceara Twitter: @spdceara

Programas e ações da Secretaria são apresentados no evento

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) foi destaque na programação desta terça-feira (8), do II Congresso Internacional de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas (Previne 2017). O evento acontece desde o domingo, na cidade de Florianópolis-SC.

Na manhã de hoje, a coordenadora de Interlocução Interinstitucional da SPD, Lidiane Rebouças, apresentou à plateia do previne 2017 o Programa Fortalecendo Minha Comunidade (PFMC), criado pela Secretaria e desenvolvido em 2016.

O PMFC é um programa de apoio às ações desenvolvidas por ONGs, associações e entidades não públicas que tenham atuação comunitária e desenvolvam atividades na perspectiva da promoção da cidadania, prevenção e cuidado ao uso de drogas em diversos municípios cearenses. Foram contemplados 38 projetos em 18 localidades do Estado, beneficiando mais de nove mil pessoas.

O segundo trabalho apresentado por Lidiane Rebouças no Previne 2017 foi o Projeto Juventude do Futuro, que abrange os programas federais de prevenção às drogas Jogo Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes; e o Programa Juventude em Ação (JA), iniciativa pioneira do Estado e voltada para estudantes do ensino médio, já tendo beneficiado mais de 26 mil jovens.

A coordenadora aproveitou o momento para abordar outros serviços e ações da SPD, a exemplo do aplicativo PossoAjudar, o teleatendimento através do 0800.2751475, o Centro de Referência sobre Drogas (CRD), a unidade móvel e o SisAcolhe, sistema de informação que viabiliza o controle, acompanhamento e unificação de dados (cadastro único), através de biometria, dos usuários dos programas e projetos desenvolvidos pela SPD.

A atuação da SPD no Ceará e os programas de prevenção ora desenvolvidos receberam o reconhecimento do público ouvinte das apresentações, que elogiou as iniciativas. Os ouvintes também ressaltaram a importância dada pelo Governo do Ceará à problemática das drogas, com a criação de uma pasta para tratar do tema, efetivando ações intersetoriais que visam desenvolver estratégias de abordagem ao uso de drogas lícitas e ilícitas.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, reiterou a importância da participação da SPD no Previne 2017. Para a gestora, o evento constituiu-se em uma oportunidade de troca de conhecimentos e experiências no âmbito das políticas sobre drogas, além de propiciar a realização de contatos para parcerias.