Pacientes ambulatoriais do Hospital César Cals recebem atenção psicológica

25 de agosto de 2017 - 14:13 # # #

Wescley Jorge - Assessoria de Comunicação do HGCC
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323

Atendimento Psicológico Hospital Geral César Cals

Dona Maria Conceição Mendes da Costa estava na manhã da última terça-feira (22), no ambulatório do Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Ceará, para acompanhar uma prima, em uma consulta. Durante o tempo de espera, ela também recebeu atendimento. “A gente vem para cá, só para acompanhar, e mesmo assim, ainda recebe essa atenção. Isso é muito bom”, afirma a acompanhante. Essa a ação realizada pelo Serviço de Psicologia faz parte da semana em comemoração ao Dia do Psicólogo – 27 de agosto.

Na sala de espera, as psicólogas abordam os pacientes e acompanhantes, que estão no ambulatório, conversam com eles, esclarecem as dúvidas e orientam sobre assuntos, como depressão, estresse, autoestima, insônia, entre outros temas tão presentes na vida de muitas pessoas atualmente. Além da abordagem, a entrega de panfletos facilita a compreensão, podendo ajudar ainda mais. “Além de ler o panfleto, que recebi, vou levar para minha irmã, que está precisando”, confirma Maria Conceição. Quem também recebeu orientação foi Valdênia de Sousa, paciente do ambulatório de ginecologia. Ela considera o atendimento psicológico importante porque faz a diferença e permite um suporte que favorece o tratamento. “Às vezes, dependendo dos resultados, a gente fica muito triste. Com o atendimento das psicólogas, a gente melhora a autoestima e tira as preocupações”, conta.

Quem confirma a sensação de conforto é Maria da Conceição Souza Ripardo, que esperava a consulta com o ginecologista. Para ela, poder contar com o atendimento psicológico na sala de espera é como ter um suporte, um apoio a mais ao paciente. “A gente se sente apoiada, com carinho e atenção. A gente sai daqui com outra visão, com outro conceito de vida a partir desse cuidado psicológico”, garante Conceição Souza, que também é paciente da Unidade de Cirurgia Bariátrica.

Conforme explica, Lucifátima Maciel, coordenadora de psicologia, as salas de espera buscam esclarecer, informar, discutir, refletir e orientar os pacientes e acompanhantes sobre diversos assuntos que estão presente no cotidiano. “Muitos dos pacientes, ao participarem das salas de espera, são surpreendidos ao receberem, pela primeira vez, estas orientações. Eles se sentem apoiados, confortáveis por passarem a etender melhor sobre esses assuntos”, constata a coordenadora. Ao todo, são três dias de salas de espera. Na sexta-feira, 25, será o último dia. O atendimento é direcionado aos pacientes que estão aguardando consultas no ambulatório do Hospital César Cals. Em breve, o serviço será estendido e passará a fazer parte da rotina ambulatorial.

Na área ambulatorial, o Serviço de Psicologia do HGCC atua na Unidade de Cirurgia Bariátrica, no Núcleo de Atenção à Saúde da Adolescente Gestante (NASA), no Serviço de Mastologia, de Sexologia, na Saúde do Homem e Medicina fetal. Na área hospitalar, a atuação se estende à Clínica Obstétrica e Ginecológica, Clínica Médica, Clinica Cirúrgica, Unidade de Terapia Intensiva e Neonatal, Reumatologia e Oncohematologia.