Icó, Alto Santo e Dep. Irapuan Pinheiro recebem XII Seminário Regional para Fortalecimento do Selo Município

13 de setembro de 2017 - 15:06 # # # # #

Demétrio Andrade Jornalista 085.8814.8286 @demetrioandrade /DemetrioFarias

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realiza, desde a terça-feira (12), o XII Seminário Regional para Fortalecimento do Selo Município Verde. O evento será distribuído em 16 municípios do Estado. Esta semana serão contemplados 36 municípios cearenses com os Seminários Regionais, destes, três sediarão o encontro: Icó, Alto Santo e Dep. Irapuan Pinheiro. O primeiro, dos 16 seminários propostos, foi realizado nesta terça-feira em Icó, e atendeu nove municípios cearenses: Aurora, Baixio, Cedro, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Orós, Umari.

Na quarta-feira (13) o encontro será em Alto Santo, reunindo 12 municípios: Alto Santo, Ererê, Iracema, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Pereiro, Potiretama, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte. Será realizado na Secretaria de Educação do município, na Rua 31 de março, 410 – Centro.

Para encerrar a semana, quinta-feira (14), o município de Dep. Irapuan Pinheiro receberá o Seminário, local onde reunirá 15 municípios: Dep. Irapuan Pinheiro, Acopiara, Banabuiú, Catarina, Ibaretama, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Quixelô, Saboeiro, Senador Pompeu, Solonópole. Os participantes se reunirão na Câmara Municipal. Endereço: Avenida dos Três Poderes, nº 74 – Centro.

Os seminários serão ministrados por Socorro Azevedo e Massília Silva, técnicas da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema), e por representantes na Comissão Técnica da Agace, Cagece, Ibama, IFCE, Semace, Sesa, SRH, Uece e UFC.

Sobre

O público-alvo serão os gestores e secretários municipais, técnicos das secretarias municipais de meio ambiente, membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), representantes da Câmara Municipal, dentre outros. Eles serão capacitados sobre a metodologia do Programa Selo Município Verde (PSMV), para a avaliação do período 2016/2017; como criar e fortalecer o Comdema; como responder ao Formulário de Avaliação da 12ª Edição; e sobre Unidades de Conservação (UCs), ou seja, como criar e implementar uma UC municipal.

O regulamento de avaliação para a Certificação na 12ª Edição do Selo Município Verde referente ao período de 2016/2017 será publicado em início de 2018, quando será definido prazo para inscrição dos municípios.