Juventude em Ação: mobilizadores sociais multiplicam conhecimentos

18 de setembro de 2017 - 15:35 # # #

Fernando Brito: Assessoria de Comunicação da SPD - (85) 3238.5090 / 99910.3443

Mais de 600 estudantes do ensino médio participam da ação

O programa de prevenção às drogas Juventude em Ação (JA) está sendo desenvolvido, atualmente, em oito municípios cearenses, alcançando 25 escolas da rede estadual e beneficiando, diretamente, cerca de nove mil estudantes do ensino médio. O JA inclui diferentes ações voltadas para os alunos e seus familiares, profissionais de educação e, ainda, a comunidade do entorno.

No momento, o JA está iniciando a etapa de mobilização social. Um grupo de estudantes das escolas onde o programa está sendo implantado leva para os estabelecimentos de ensino do entorno o fortalecimento e a ampliação de conhecimentos sobre a prevenção ao uso / abuso e drogas através da aplicação do jogo interativo Na Trilha da Prevenção.

Atualmente, são 605 estudantes mobilizadores sociais que estão proporcionando a multiplicação do saber em, aproximadamente, 40 escolas. A atividade gera a operação de uma verdadeira liga de prevenção às drogas, colaborando para que os jovens reconheçam suas competências, validem suas habilidades e construam histórias de sucesso e superação.

O estabelecimento de ensino mais recentemente favorecido com a ação dos mobilizadores sociais foi a Escola Valdenia Acelino da Silva, localizadas no municípío de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Até o final deste mês, a mobilização social deverá alcançar a maioria das escolas no entorno dos estabelecimentos onde o JA está sendo aplicado em sua totalidade.

Este ano, os municípios contemplados com o JA são: Fortaleza, Capistrano, Quixeramobim, Sobral, Horizonte, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Iguatu. As atividades são efetivadas em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc).

O Juventude em Ação proporciona, entre outros benefícios, o favorecimento do protagonismo juvenil nas comunidades, a conscientização sobre direitos e deveres na direção de ações proativas e cidadãs e a socialização de conhecimentos sobre drogas e seus efeitos para a saúde física, mental e social.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, explica que o Ceará é estado pioneiro no Brasil na aplicação de um programa de prevenção voltado, exclusivamente, para estudantes do ensino médio, incentivando o protagonismo juvenil no âmbito da prevenção ao uso de drogas.