CFO recebe Campeonato Brasileiro Caixa Sub-16

2 de outubro de 2017 - 14:30 # # # #

Rebeca Lobo - Assessoria de Comunicação da Sesporte
rebeca.lobo@esporte.ce.gov.br
3101.4415 / 98732.1976

A competição é considerada porta de entrada para eventos nacionais da modalidade

A competição é considerada porta de entrada para eventos nacionais da modalidade

A pista de atletismo do Centro de Formação Olímpica (CFO) recebeu, no último sábado (30), o Campeonato Brasileiro Caixa Sub-16. A disputa foi aberta com a final masculina dos 5.000 m marcha atlética. Ao todo, o evento trouxe 670 atletas, oriundos de 102 clubes de 21 Estados e do Distrito Federal.

O certame é considerado a porta de entrada para eventos nacionais da modalidade. Para o titular da pasta do Estado, Euler Barbosa, esta competição agrega valores como disciplina, respeito e contribui para o desenvolvimento esportivo do esportista. “Nós temos no Estado um equipamento que é apontado como um grande centro de referência para a formação e o desenvolvimento de futuros atletas para o Ceará, e consequentemente para o Brasil. O CFO está à disposição desses jovens que desejam seguir o caminho do esporte”, comenta.

Com mais de 100 atletas cearenses participando da competição, o presidente da FCAt, Jerry Welton ressaltou a importância do evento está sendo sediado em Fortaleza. “A realização deste campeonato em nossa capital está sendo um fator muito motivador para os atletas e treinadores do Estado. Não tenho dúvida que a partir do ano de 2018 nós vamos ter uma melhora considerável no nível técnico desses esportistas”. Welton ainda destacou o apoio da Sesporte. “O auxílio da secretaria é imensurável. Estamos utilizando um equipamento de excelência, e toda a estrutura possível no momento foi colocada a nossa disposição. Só temos a agradecer ao secretário Euler Barbosa, que desde que assumiu a pasta tem se colocado a disposição para melhorar o esporte no Estado”, comenta.

O evento foi realizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) juntamente com a Federação Cearense de Atletismo (FCAt) em parceria com a Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) e apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Campeonatos Interclubes de base até 2020

Até os Jogos de Tóquio 2020, os jovens de diferentes modalidades irão competir em Campeonatos Brasileiros entre os principais clubes formadores do país. Ao todo, serão promovidos 248 eventos interclubes ao longo de três anos. A previsão é de que mais de 90 mil jovens sejam beneficiados em 17 modalidades olímpicas e quatro paralímpicas. A primeira competição de interclubes está sendo a de atletismo.

Fase final da Conferência Nordeste – Liga Nacional Feminina

Paralelamente ao certame de atletismo, o ginásio principal do equipamento recebeu quatro equipes femininas de handebol que disputam duas vagas da região na segunda fase do campeonato.