Hospital Albert Sabin tem programação especial para crianças

6 de outubro de 2017 - 17:01 # # # #

Diana Vasconcelos - Assessora de Comunicação do Hias
imprensa@hias.ce.gov.br
(85) 3256-1574

Hospital Albert Sabin tem programação especial para crianças

Aos seis anos, o paciente do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), do Governo do Ceará, Walisson Vieira de Sousa, vive um dilema: ir para casa de alta médica ou ficar e aproveitar o Dia da Criança. “Só tem um jeito, acho que vou ter de morar aqui”, conclui o paciente da Pediatria Geral II do Hias. Walisson está internado há 46 dias e aguarda ansioso pelos dias 10 e 11 outubro, quando ocorrerá a programação especial em comemoração ao Dia da Criança no Albert Sabin. “Vão ser dois dias, dois!”, ressalta o menino que, confuso, acrescenta: “não vou [participar] porque vou estar em casa. É melhor estar em casa”. Mas rapidamente muda de ideia ao agendar uma visita, “eu posso visitar a tia”, se anima.

O Albert Sabin, neste ano, terá dois dias de comemorações pelo Dia da Criança. Ambas comemorações iniciarão às 9 horas, na Cidade da Criança, espaço lúdico para recreação dos pacientes. Na terça-feira, 10, a equipe responsável pelo evento Sana, tradicional mostra de cultura pop asiática em Fortaleza, fará um dia de atividades especiais dedicadas às crianças. “Será um dia de cinema, de visita de super-heróis, de muitas fotos e jogos. Nosso objetivo é tornar o dia dessas crianças totalmente delas. Para nós é um prazer ajudá-las a esquecer um pouco dos problemas de saúde”, explica Ricardo Busgaib, um dos diretores do evento.

Hospital Albert Sabin tem programação especial para crianças

Já na quarta-feira, 11, a festa será por conta dos voluntários “Amigos da Alegria”, grupo que há 12 anos faz ações semelhantes em diversas unidades de saúde do Ceará. Na ocasião, os voluntários sortearão brinquedos para as crianças pacientes do Hias e da principal atividade do dia: brincar. “Eu faço esse trabalho há tanto tempo, o grupo de voluntários tem a missão de levar um pouco de alegria. Mas, na verdade, é tudo tão emocionante que quem ganha essa alegria somos nós. Não tem preço”, afirma a responsável pelos voluntários, Júlia Mapurunga.

Nos últimos 46 dias, Walisson tem sido um dos mais regulares frequentadores do espaço e a mãe não tem dúvida de que brincar e fazer amigos ajudou em sua recuperação. “A gente veio às pressas para cá. Nós somos de São Luís do Curu [a 110 km de Fortaleza] e ele estava muito mal. Quando melhorou e a médica liberou, foi na Cidade da Criança que eu percebi a melhora, é o lugar preferido dele”, conta a mãe.

“Mas agora eu não vou estar na festa. Não tem jeito, vou ter de morar aqui”, complementa o pequeno Walisson, provocando risos na mãe. Mãe e filho aguardarão alguns dias para saber se vão ou não participar “da brincadeira”, como frisa Walisson.

Serviço:

Semana da Criança
Dias: 10 e 11 de outubro de 2017
Hora: 9 horas
Local: Hospital Infantil Albert Sabin (Cidade da Criança) – Rua Tertuliano Sales, 544, Vila União