SPD em destaque em Congresso de Políticas sobre Drogas

9 de novembro de 2017 - 15:31 # # # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br - (85) 3238.5090 / 99910.3443

Evento está sendo realizado em Belo Horizonte-MG

Ações exitosas desenvolvidas pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) no Ceará ganharam destaque no VI Congresso Internacional da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (Abramd). O evento foi iniciado na terça-feira (7) e prossegue até a sexta-feira (10), em Belo Horizonte-MG.

A SPD está sendo representada no Congresso pela coordenadora de Políticas sobre Drogas, Alessandra Pimentel. Na tarde da quarta-feira, 9, a gestora apresentou aos congressistas trabalhos efetivados pela pasta para o acolhimento de pessoas com problemas relacionados ao uso de drogas, que constitui-se num dos eixos de atuação da Secretaria.

Nesse contexto, a SPD promove ações descentralizadas e territorializadas, ampliando o acesso de pessoas em uso problemático de drogas à rede de saúde. As atividades também proporcionam o fortalecimento da reabilitação psicossocial do dependente químico.

Dentre os serviços disponibilizados estão o Projeto Corre Pra Vida, o Centro de Referência sobre Drogas (CRD), unidades móveis, teleatendimento e o Sistema Acolhe Ceará. O objetivo é estimular, garantir e promover ações para a qualidade de vida e promoção da saúde dos envolvidos com a problemática das drogas.

Ainda no eixo do acolhimento, a SPD desenvolve a ação Corre Pra Arte no âmbito do Projeto Corre Pra Vida, voltado para pessoas em situação de rua ou em outros contextos e vulnerabilidade social. A prática diária demonstrou que a oferta de atividades culturais e lúdicas contribui para a prevenção às drogas e a redução do uso.

Em oficinas de pintura, os beneficiários soltam a imaginação e criam belos trabalhos. Nas telas, eles expressam sonhos, desejos de superação e mudança de vida. A iniciativa contribui para o desenvolvimento do indivíduo, valoriza sua emoção, razão, afetividade, cognição, intuição e racionalidade e favorece o processo de ressocialização.

Durante o evento em BH, o pioneirismo do Ceará no âmbito das políticas sobre drogas foi destacado pelos congressistas. Por seu lado, a coordenadora ressaltou a importância da participação da SPD em mais um congresso internacional sobre a temática das drogas pela oportunidade do conhecimento de ações exitosas que possam ser replicadas no Ceará pela Secretaria, bem como a formatação de parcerias.