PAA Leite reúne secretários municipais e coordenadores na terça-feira (30)

29 de janeiro de 2018 - 11:23 # #

André Gurjão - Ascom/SDA

Ação prevê investir cerca de R$ 24 milhões em 2018. Meta é ampliar o raio de atuação e atender 134 municípios

Cerca de 99 coordenadores e secretários municipais participarão do Seminário Estadual do Programa do Leite (PAA Leite) na próxima terça-feira (30). O evento, marcado para ter início às 8h, assinala o pontapé inicial da execução da ação que atendeu 321.677 pessoas através de 1.746 entidades socioassistenciais em 99 municípios cearenses. A meta, segundo a coordenadora do programa Gizelli Morais, é atingir 134 municípios, além de fomentar e aumentar o número de cooperativas.

“Estamos convocando, pessoalmente, cada um secretários e coordenadores municipais e movimentos sociais a estarem conosco na próxima terça-feira. Será o ponto alto da execução do PAA Leite em todo Ceará, com um crescimento de 39% apenas nos últimos doze meses e a perspectiva de consolidarmos ainda mais essa política pública tão importante para os agricultores familiares e para a parcela da população mais vulnerável do nosso Estado”, assinalou o secretário Dedé Teixeira.

O Programa de Aquisição do Leite (PAA Leite), também conhecido pelo seu nome mais antigo, o “Leite Fome Zero”, é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) executada em parceria com os governos estaduais do Nordeste Brasileiro e Minas Gerais. O programa é responsável pela aquisição de leite de vaca e cabra da agricultura familiar, que deve ser de produção própria dos agricultores familiares e deve cumprir os requisitos de controle de qualidade dispostos nas normas vigentes.

No Estado, o Governo do Ceará contrata organizações da agricultura familiar responsáveis por pela captação, pasteurização, envasamento e transporte do leite para as Centrais de Recebimento e os pontos de distribuição em locais pré-definidos pelos municípios. São beneficiários consumidores pessoas atendidas por entidades da rede socioassistencial e unidades da rede pública de ensino, além de famílias registradas no Cadastro Único, com prioridade para as famílias com perfil do Bolsa Família.
Em 2017, a coordenação estadual do PAA Leite adquiriu 9.609.205 litros de leite bovino e 232.478 litros de leite caprino, fomentando a sustentabilidade da cadeia produtiva em todo Estado, atendendo 2.020 produtores da agricultura familiar e pagando um preço mais justo e estável que o aplicado pelas empresas do ramo mais atuantes no Estado.

SERVIÇO

Encontro com Secretários Municipais de Agricultura
Data: 30/01/2018
Horário: 8h
Local: Auditório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

PROGRAMAÇÃO

8h – Credenciamento
8h30 – Café da manhã
9h – Composição da mesa de abertura
9h30 – Acolhida dos participantes e apresentação da metodologia do evento
9h40 – Balanço das atividades realziadas no ano de 2017 e perspectivas para 2018
11h – Termo de Cooperação: relembrando e destacando nossas obrigações
11h30 – Trabalhando com nossas entidades
12h – Almoço
14h – SISLEITE: cronograma, relatórios e rotinas
16h30 – Considerações finais e encerramento