Hospital de Messejana estimula cuidado humanizado a pacientes crônicos

9 de março de 2018 - 11:32 # # #

Jessica Fortes - Assessora de Imprensa do Hospital de Messejana

Dona Francisca Zenilde Pinheiro tem 72 anos e sofre com o cansaço e a falta de ar constante, sintomas da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), uma disfunção caracterizada pela dificuldade de respirar. Após diversos sustos e internações, ela passou a ter a saúde mais estável há cerca de um ano, quando iniciou o atendimento em casa, acompanhada pela equipe do Programa de Atendimento Domiciliar (PAD) do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes.

“Eu parei de trabalhar, vivia passando mal e indo para a emergência. Fiquei internada várias vezes”, fala dona Zenilde. Fumante durante 35 anos, ela viu sua saúde pulmonar comprometida e teve toda a rotina modificada por conta da doença, a qual foi diagnosticada há oito anos. Mensalmente, a aposentada é visitada em sua residência, no bairro Passaré, pela equipe do PAD. Na última visita, não foi diferente, dona Zuleide recebeu emocionada a pneumologista e a enfermeira, que além da consulta, levaram toda a medicação que ela necessita.

“Depois que passei a usar o oxigênio e a ser acompanhada pelo PAD, tudo é diferente. Os profissionais são sempre muito atenciosos, examinam, orientam sobre diversos cuidados e trazem a medicação. Não tenho do que reclamar, é uma alegria muito grande recebê-los aqui em casa”, descreve agradecida.

Quando necessário, outros profissionais da equipe multidisciplinar também vão ao seu encontro. Ela já recebeu em casa, nutricionista, cardiologista e técnicos de laboratório para colher exames. O programa também disponibilizou um concentrador de oxigênio que a paciente utiliza 24 horas por dia.

O Programa

A assistente social do PAD do Hospital de Messejana, Ieda Cabral, explica que o programa foi pioneiro no Ceará, criado em 1996. Atualmente, 320 pacientes são atendidos. Em 2017 foram realizadas 3.460 visitas domiciliares, sendo 1.983 com a presença de médicos cardiologistas ou pneumologistas.“O principal objetivo do programa é promover a desospitalização dos pacientes portadores de doenças cardiológicas e pulmonares crônicas graves e estáveis, de uma forma tranquila, responsável e humanizada”, explica.

Todos os pacientes que recebem atendimento médico têm acesso a remédios de alto custo fornecidos pelo Hospital de Messejana, que são entregues em suas casas. Os cuidados são prestados por equipes multidisciplinares compostas por médicos cardiologistas e/ ou pneumologistas, enfermeiros, assistente social, nutricionista, fisioterapeutas e técnico de laboratório.

Ieda Cabral ressalta que a inclusão no PAD é feita conforme solicitação médica a pacientes portadores de insuficiência respiratória crônica, com necessidade de oxigenoterapia domiciliar ou ventilação mecânica não invasiva e pacientes com insuficiência cardíaca crônica ou portadores de cardiopatias complexas.

Conforme a assistente social, os benefícios do programa são inúmeros. Ela destaca que além de desafogar o atendimento, liberando leitos para outros pacientes, evita internações prolongadas e exposição às infecções hospitalares. “Durante as visitas domiciliares é possível reestabelecer vínculos familiares, aumentar a qualidade de vida, o conforto e a dignidade do paciente. Quando ele permanece muito tempo distante da família, da sua casa, seu estado psicológico também fica abalado”, afirma Ieda.

Serviço:

Serviço de Atenção Domiciliar do Hospital de Messejana
Mais informações: 3105-2995