Governador anuncia mais duas mil vagas para o programa AvanCE

3 de abril de 2018 - 15:56 # # # # #

Thiago Sampaio - Repórter
José Wagner - Foto

Camilo Santana também anunciou pelo Facebook a convocação de mais 250 concursados para o quadro de oficiais combatentes da Polícia Militar

Durante a transmissão ao vivo pelo Facebook, o governador Camilo Santana anunciou nesta terça-feira (3) o lançamento de mais uma seleção de bolsas do Programa AvanCE – Bolsa Universitário, que tem o objetivo de melhorar as condições de acesso à universidade dos estudantes egressos da rede pública estadual, por meio de auxílio financeiro. Serão duas mil vagas e o edital já está disponível no site da Secretaria da Educação.

“São mais duas mil vagas para estimular os alunos de escolas públicas a ingressar nas universidades, recebendo o apoio de meio salário mínimo. Trata-se de um projeto pioneiro no Brasil, já seguido por Pernambuco, e o edital já foi lançado hoje mesmo”, informou o chefe do Executivo.

Outro anúncio feito pelo governador foi a convocação de mais 250 concursados para o quadro de oficiais combatentes da Polícia Militar. “Já informei ao secretário André Costa para chamar os aprovados para fazer o curso de preparação. É uma reivindicação antiga, que representa mais investimento na segurança pública e reforça o compromisso do Estado com essa área”.

Em junho de 2016, o governador Camilo Santana deu posse à primeira turma do concurso para oficiais. Na ocasião, foram nomeados 216 novos primeiros-tenentes, sendo 183 da PM e os 33 dos Bombeiros. A última posse de oficiais nas corporações havia acontecido em 2008, época em que a formação ainda era realizada pela extinta Academia de Polícia General Edgard Facó, e não pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE).

Durante a transmissão, Camilo Santana apresentou um balanço das obras das Areninhas pelo Ceará, citando que a do Crato já está concluída, e anunciou o lançamento do programa “Humor nos Bairros”, uma forma de apoiar o trabalho dos humoristas cearenses nos bairros de Fortaleza.

Perguntas dos internautas

Respondendo às perguntas dos internautas que participavam da transmissão, o governador detalhou para Leonardo Aureliano sobre os concursos que estão em andamento. “Estão abertos o da Secult, Ematerce e Funceme. Deverei anunciar ainda este mês novos concursos da Seduc e da Polícia Civil”.

Questionado por Jucileiton Andrade sobra a possibilidade de chamar além dos cinco mil convocados do concurso da PM, o governador chamou de imediato o procurador do Estado do Ceará, Juvêncio Viana, para discutir a possibilidade. “Muitos dos que ficaram de fora têm solicitado para que a gente possa reclassificar. Tenho discutido isso com a Procuradoria para encontrarmos uma medida legal”, disse o governador.

Renato Lobo perguntou sobre o funcionamento do aeroporto de Aracati. “A expectativa é que até junho ou julho possamos ter o primeiro voo com um avião grande, vindo de São Paulo, e estamos trabalhando para ter voos regionais. Já temos a empresa contratada para operar e logo teremos notícias boas. Lembrando que em breve estarei inaugurando a duplicação da CE-040 para facilitar o acesso à cidade”.

Daniele Gurgel questionou quando a Escola Estadual de Educação Profissional de Alto Santo ficará pronta. “Há obras que conseguimos entregar rapidamente e outras demoram um pouco mais pois apresentam alguns problemas. A de Alto Santo teve alguns imprevistos, mas a previsão de entrega é para o segundo semestre, em setembro ou outubro”.

Guilhermo Belém perguntou quais são as obras previstas para o município de Tamboril. Camilo lembrou que recentemente inaugurou a estrada da cidade até Russas e Ipueiras e há muitos projetos, incluindo creche, obras de pavimentação, Areninha, entrega de títulos de terra, brinquedopraça, poços profundos, antenas de celular, etc.

Agenda

Detalhando a agenda cumprida nos últimos dias, o governador citou a divulgação dos dados sobre o abandono escolar na rede estadual em 2017; visita às obras do VLT de Fortaleza e do reservatório Taquarão, em Caucaia; inauguração da terceira etapa do residencial Alameda das Palmeiras, no Ancuri, em Fortaleza, e do residencial Rachel de Queiroz, em Quixadá; e a implantação do BRaio e sistema de videomonitoramento de Aquiraz.

Assista à transmissão na íntegra aqui:

#CamiloResponde – Edição 54

Participe do nosso bate-papo ao vivo! Envie sua pergunta, #CamiloResponde

Publicado por Camilo Santana em Terça-feira, 3 de abril de 2018