Hospital Albert Sabin incentiva trabalhadores no cuidado com a saúde

9 de abril de 2018 - 11:03 # #

Diana Vasconcelos - Assessora de Comunicação do Hias
(85) 3256-1574 - imprensa@hias.ce.gov.br

“Todo ano, no meu aniversário, recebo uma guia para fazer meus exames periódicos. É como se fosse um presente de aniversário, cuidar da saúde. Para alguns pode parecer chato, mas é muito importante, minha saúde é o meu bem mais precioso”, diz a técnica de enfermagem Maria Nazaré Barros dos Santos, 66, que há 30 anos é servidora pública do Estado. Ela trabalha no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), do Governo do Ceará.

Incentivar e orientar a manter os cuidados com a saúde são práticas presentes não apenas no cotidiano dos pacientes como também dos trabalhadores do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias). O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) é o setor do Hias responsável pela segurança do trabalho e controle do bem-estar dos funcionários do hospital. O enfermeiro Expedito Lincoln, um dos responsáveis pelo serviço, explica que a ideia de notificar os servidores na data de aniversário surgiu como uma forma de “parabenizar e melhorar o relacionamento” com cada um. “A gente lembra de uma data especial e também agiliza a realização dos exames. E não atrapalha o andamento do trabalho deles por causa dos exames”, fala.

Com a notificação do Sesmt, os servidores são convidados a realizar os exames no próprio Albert Sabin. “Nos laboratoriais, eles medem glicemia, ureia, creatinina, ácido úrico, colesterol total, triglicerídios, LDL, HDL, TGO, TGP, T4 livre, T3 e os exames de anticorpos para hepatite. Eles ainda ganham o desjejum. Com o resultado em mãos, eles vêm ao Sesmt e passam por uma consulta com o médico do trabalho para saber se estão aptos a trabalhar”, explica Lincoln.

 

Servidores

Maria Nazaré sabe o quanto as consultas regulares são importantes. “Superei um câncer em 2015 e faço revisões a cada seis meses. Se eu já fazia os exames periódicos antes, agora então não perco nenhum. Já serve para adicionar às minhas revisões”, declara. Já a servidora Mansueta Aires da Silva, que trabalha no Albert Sabin há uma década, descobriu que a glicemia estava alterada há três anos durante os exames periódicos. “Como descobri cedo, consegui reverter o quadro com exercícios e até hoje é assim. Pra mim, fazer esses exames anuais é ótimo. O trabalhador saudável, ele rende mais”, afirma.

 

Vacinas

Durante os exames, também é verificada a necessidade de reforçar vacinas, tanto as de campanhas quanto as de hepatite e tétano. “Isso vale para todos os funcionários, é lei”, enfatiza Lincoln. “O bem-estar de nossos funcionários é, de fato, muito importante. Até porque, nós lidamos com crianças, é preciso ter uma sensibilidade, uma atenção especial. E quando você não está bem, isso fica mais difícil. Então, cuidamos de ambos, trabalhadores e pacientes”, destaca a diretora-geral do Hias, Marfisa de Melo Portela.