Mais de 350 educadores participam de formação do Padin

16 de abril de 2018 - 16:30 # # #

Assessoria de Imprensa da Seduc - imprensa@seduc.ce.gov.br

O encontro ocorrerá até a próxima sexta-feira (20), na Colônia Ecológica do Sesc Iparana, em Caucaia, e tem o objetivo de aprofundar os conhecimentos dos educadores que atuarão diretamente com as famílias das crianças de 0 a 3 anos de idade, beneficiadas pelo Programa

Mais de 350 professores e técnicos de Educação Infantil das redes públicas de ensino municipal e estadual participaram, nesta segunda-feira (16/04), do primeiro dia de formação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Padin). O encontro ocorrerá até a próxima sexta-feira (20), na Colônia Ecológica do Sesc Iparana, em Caucaia, e tem o objetivo de aprofundar os conhecimentos de cerca 350 educadores que atuarão diretamente com as famílias das crianças de 0 a 3 anos de idade, beneficiadas pelo Programa.

Segundo o secretário da Educação, Rogers Mendes, os cinco dias de formação são essenciais para o desenvolvimento desta ação pioneira no Estado, que hoje atende a 48 municípios cearenses. “O Padin é um programa de apoio ao desenvolvimento infantil inédito na perspectiva do processo educacional. Nós estamos aqui com essa responsabilidade, durante toda a semana, para aprender, junto aos palestrantes e nas oficinas, todos os fundamentos para que nós tenhamos êxito e, mais uma vez, levar o Estado do Ceará como destaque nacional”, destacou Rogers.

Lançado em junho de 2016, o Padin tem como finalidade formar competências familiares necessárias para garantir o bem-estar físico, emocional, social, cultural, a linguagem, o desenvolvimento cognitivo, as habilidades de comunicação e os conhecimentos gerais na primeira infância. O Programa visa apoiar as famílias em condições de pobreza e vulnerabilidade social no cuidado e na educação de suas crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, prioritariamente que ainda não têm atendimento à creche, realizando visitas domiciliares, encontros coletivos e comunitários para acompanhar e orientar as mães, os pais e os cuidadores das crianças nessa faixa etária.

No ano passado, o programa atendeu 2.711 famílias. Neste ano, serão 4.282 famílias assistidas. Atualmente, a iniciativa envolve 48 supervisores e 384 Agentes de Desenvolvimento Infantil.

A ação faz parte de um dos eixos do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama Onélia Santana, que consiste em três pilares: Tempo de Brincar, Tempo de Crescer e Tempo de Aprender. “O Mais Infância, que a primeira-dama vem coordenando sabiamente, é uma grande lição para o Brasil. Ele vai servir, com certeza, de referencial para que nós tenhamos uma política pública educacional que acompanhe o desenvolvimento da pessoa ao longo da vida, começando pela educação infantil”, ressaltou Rogers.

A primeira-dama ressaltou a importância da formação para o fortalecimento do Tempo de Crescer. “Este encontro é essencial para aprofundar os conhecimentos dos educadores em temas sobre as relações família e criança, desenvolvimento e aprendizagem. A visita à família é o esqueleto do Programa, que acompanha as crianças de 0 a 3 anos que não estão na escola ou na creche, mas que precisam desse monitoramento. Os educadores são peças fundamentais para mostrar aos pais a importância do brincar e da leitura para o fortalecimento do desenvolvimento infantil e familiar”, frisou.

Onélia destacou, ainda, os investimentos do Governo do Ceará no Padin. Segundo ela, em 2018, serão investidos R$ 2,1 milhões no Programa. Além disso, a parceria com Itaú Social vai possibilitar a doação de 4 mil kits de livros didáticos, que serão distribuídos às famílias acompanhadas pelo Padin. “O Governo do Ceará acredita que investir no capital humano é o resultado para o sucesso do nosso Estado”, disse a primeira-dama.

Durante os cinco dias de formação, os professores e técnicos de Educação Infantil das redes públicas de ensino municipal e estadual vão assistir a palestras com os temas: “Metodologia de visita domiciliar”, A linguagem e o desenvolvimento da criança”, “Brincar brincando: assim a criança cresce”, “Infâncias: diferentes culturas, raças e etnias”; “Desenvolvimento infantil: a criança de 0 a 3 anos e sua família” e “Marco legal da primeira infância: uma visita intersetorial”.