Inaugurada a Areninha do Castelão e 160 novos equipamentos serão construídos no Estado

11 de junho de 2018 - 20:39 # #

José Wagner e Davi Pinheiro - Fotos

Palco de muitos espetáculos esportivos, disputas dentro do campo e emoção à flor da pele por parte da torcida, a Arena Castelão agora conta com um espaço todo moderno para os moradores de todas as idades da região mostrarem seus talentos com a bola, também funcionando como prevenção da violência. No início da noite desta segunda-feira (11), o governador Camilo Santana inaugurou a Areninha localizada no anexo do estádio e também assinou a ordem de serviço para a construção de 160 novas Areninhas Tipo 2, no Interior e na Capital.

“Esse é um projeto que tem feito grande sucesso na capital cearense, tanto que decidimos levar para todas as cidades do interior. Estamos aqui dando a Ordem de Serviço para 160 Areninhas como essa do Castelão, cada município do Ceará vai ter uma. Quero jogar na maioria delas. É bom para o aspecto social, tirar os jovens dos maus caminhos, vai ajudar a descobrir talentos nas cidades. Sem falar que no entorno delas funciona uma série de atividades, comércio, por isso tem também o aspecto econômico. Vira uma referência para a cidade”, disse Camilo Santana. Ele ressalta que o tempo de construção dos equipamentos é curto, de apenas três meses.

O investimento do Governo do Ceará será da ordem de R$ 25 milhões para 140 Areninhas em municípios com menos de 50 mil habitantes e 20 para Fortaleza, estas em parceria com a Prefeitura de Fortaleza. Durante a solenidade, o chefe do Executivo também assinou a assinatura do termo que outorga os bolsistas do Programa Esporte em 3 Tempos, que atuarão dentro do equipamento da Arena Castelão, que teve investimento total de R$ 206.682,28.

O equipamento da Arena Castelão possui grama sintética, iluminação e vestiários com banheiros, que virá acompanhado por contêineres, possibilitando diversos usos, desde a sala de administração até depósito de materiais, proporcionando a prática de modalidades esportivas, ginástica funcional, atividades lúdicas e de recreação a população.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, parabenizou pela iniciativa de expandir o programa por todo o Ceará, garantindo muitos impactos positivos na sociedade. “Num ato de sensibilidade e divisão, o Governo do Ceará leva uma Areninha para cada município. O governador já havia assinado uma parceria com a prefeitura para 16 novas areninhas, totalizando 38. Agora estamos autorizando a construção de mais 20 dessas Tipo 2, que são nos mesmos moldes em proporções reduzidas, em Fortaleza. Onde a Areninha chegar, terá transformação para a juventude. Isso se chama prioridade cidadã em nome do esporte, do lazer e principalmente da juventude. Parabéns a todos que hoje recebem um equipamento como esse”.

Quem não escondia a alegria por estar no gramado da Areninha era o eletricista Cléber Nogueira, que brincava com o filho recém nascido Guilherme, que já estava em clima de Copa do Mundo vestindo a camisa da seleção brasileira e dando os primeiros toques na bola. “É muito bom ter um campo desses, pois aqui na região não tempos muita opção de lazer, e aqui as crianças podem vir, se divertir e praticar atividades lúdicas. É importante também pois ajuda a tirar a meninada da rua. Tenho três filhos, o menor já está aqui mostrando que vai jogar e tenho outras duas meninas, que com certeza vou trazer para cá em outras ocasiões também”, disse.

Areninhas Tipo 2

As Areninhas Tipo 2 são equipamentos multifuncionais com dimensões de 38m x 26m no formato de campo society, com gramado sintético, iluminação e urbanismo, entre outras melhorias. As obras estão a cargo do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), com gestão da Secretaria do Esporte (Sesporte). Os equipamentos possuem estrutura menor do que as Areninhas Tipo 1, que estão nas cidades com mais de 50 mil habitantes.

Mais investimentos

Esta é a segunda fase de interiorização do programa. Já está em andamento a instalação de 49 Areninhas em 44 localidades do Estado com população acima de 50 mil habitantes. Pacatuba, Russas, Caucaia, Cascavel, Crato e Camocim já foram contempladas.

A ação Juntos por Fortaleza, parceria do Governo do Ceará com a Prefeitura de Fortaleza, promove a construção de 16 novas Areninhas na Capital.