Vice-governadora abre exposição sobre pessoas desaparecidas no Centro Dragão do Mar

30 de agosto de 2019 - 13:42 # # # #

Gabinete da Vice-governadoria - Ascom
Queiroz Netto - Fotos

exposição sobre pessoas desaparecidas no Centro Dragão do Mar

A vice-governadora Izolda Cela participou, nesta quinta-feira (29), da abertura da exposição ” A falta que você faz”, promovida pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e realizada no Museu da Cultura Cearense, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.

Para Izolda Cela a exposição é muito importante pelo seu lado humano de atuação.”É importante parabenizar o Comitê Internacional da Cruz Vermelha por esse leque de ações em defesa da vida e da integridade das pessoas. Hoje temos um escritório vida Cruz Vermelha instalado em Fortaleza e com a possibilidade de fazermos mais parcerias pelo bem de nossa sociedade. A exposição “A falta que você faz” traz muita emoção pela vivência, pelo contato com famílias de pessoas desaparecidas. Essa ação traz as pessoas para terem a oportunidade de encontros, de restauração, de fortalecimento e transformar toda a dor e toda a ausência que viveram. Isso é muito humano e precisamos disso”.

Com fotografias de Marizilda Cruppe e direção artística de Rogério Costa, os retratos e vídeos da instalação contam um pouco da história, dos desafios e angústias de 19 famílias brasileiras que sofrem com o desaparecimento de um familiar, uma experiência invariável e incontestavelmente devastadora. A mostra acontece dos dias 30 de agosto a 29 de setembro de 2019.

A diretora regional de operações para as Américas, Sophie Orr, destaca que a instalação do escritório em Fortaleza, fortaleceu, ainda mais, as parcerias entre o Ceará e o CICV.

“O tema dessa exposição é grave, mas é absolutamente necessário. As famílias têm o direito de ter respostas, e nós, entre todos, estamos aqui para procurar ajudá-las. Ao instalarmos esta mostra aqui no Ceará, que nos recebeu muito bem, em Fortaleza, um cidade em que começamos a trabalhar em parcerias no ano passado, queremos mostrar um pouco do drama enfrentado por esses familiares. A data também é oportuna pois no dia 30 de agosto é celebrado o Dia Internacional dos Desaparecidos, data que busca trazer mais reflexão para esta problemática”, explica Sophie Orr.

A exposição, que já foi exibida no Museu Nacional em Brasília e no Museu da Imagem e do Som em São Paulo, o alcance do tema do desaparecimento é ampliado para um público mais vasto, sensibilizando mais pessoas sobre uma questão que aflige milhares de pessoas.

Segundo levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) durante 2017, foram reportados 82.684 casos de desaparecimentos às polícias civis no Brasil.

O CICV trabalha para identificar e compreender as necessidades dos familiares de pessoas desaparecidas e apresentar para as autoridades responsáveis recomendações que permitam oferecer respostas adaptadas a tais necessidades. Essa ação humanitária é desenvolvida em mais de 50 países, incluindo o Brasil.

Atividades paralelas

Além da mostra imersiva, o CICV busca fomentar mais debates e reflexões sobre a problemática de pessoas desaparecidas. Dentre as atividades paralelas, estão previstas uma aula aberta com a fotógrafa Marizilda Cruppe e o diretor artístico Rogério Costa e uma mesa-redonda sobre o impacto do desaparecimento na vida das famílias.

Confira a programação:

Mostra imersiva “A falta que você faz”

30 de agosto a 29 de setembro

Terça a sexta-feira: 9h às 19h (entrada até 18h30)

Sábado e domingo: 14h às 21h (entrada até 20h30)

Local: Museu da Cultura Cearense

Viver com a ausência: o impacto do desaparecimento de pessoas para as famílias

Mesa-redonda com representantes do CICV e familiares

Data: 30 de agosto
Horário: 16h
Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Narrativas Visuais Humanitárias

Aula aberta com Marizilda Cruppe, Rogério Costa e familiares

Data: 30 de agosto
Horário: 19h
Local: Auditório da Escola Porto Iracema das Artes

Marizilda Cruppe é fotojornalista. Em sua experiência profissional acumula passagem de 20 anos pelo jornal O Globo, além de colaborações para o The New York Times, The Guardian, Svenska Dagbladet, além das revistas TPM e Trip. Desenvolve séries fotográficas para organizações não-governamentais do porte do Greenpeace, Médicos Sem Fronteiras, Oxfam, Banco Mundial e o CICV. Dentre as premiações fotográficas, conta com o prestigiado concurso de fotojornalismo World Press Photo, do qual foi jurada em duas ocasiões.

Rogério Costa é diretor artístico, designer, artista visual e o responsável pela criação artística do video mapping da exposição A falta que você faz. Artista com atuação em cinema, televisão, teatro, shows e eventos há quase três décadas, entre seus principais projetos destacam-se: a criação do projeto em motion graphics para a projeção em video mapping do Cubo Ecossistemas no Museu do Amanhã, a criação do videografismo da Sala dos Rádios no Museu do Futebol. No cinema e na televisão, já assinou a criação de projetos em motion graphics para várias produções nacionais, incluindo Boca de Ouro, O Auto da Compadecida, A Divisão, Pastor Claudio, entre outros.

Serviço:

Período expositivo: de 30 de agosto a 29 de setembro de 2019
Local: Museu da Cultura Cearense – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema – Fortaleza – Ceará
Horários: Terça a sexta-feira: 9h às 19h (entrada até 18h30)
Sábado e domingo: 14h às 21h (entrada até 20h30)
Sábado e domingo: 14h às 21h (entrada até 20h30)
Entrada gratuita