População recebe informação sobre aleitamento materno no Vapt Vupt

29 de março de 2017 - 08:50 # # # # # # # # #

Nesta quinta-feira (30), a equipe do Banco de Leite Humano do Hospital Geral Dr. César Cals, do Governo do Ceará, participará de uma programação especial no Vapt Vupt do Antônio Bezerra. Quem passar pelo local, morar nas proximidades ou for utilizar os serviços da central Vapt Vupt terá acesso às informações sobre aleitamento materno, doação de leite e amamentação, além de tirar as dúvidas sobre o assunto. A palestra e a roda de conversas ocorrerão das 7 às 12 horas.

A ação faz parte da programação do Mês da Mulher, promovida pelo núcleo de saúde do Vapt Vupt, em comemoração ao 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Como parte do cronograma de atividades, o banco de leite do HGCC, referência estadual, estará com um stand sobre amamentação e doação de leite materno. Uma equipe, composta por enfermeira, bioquímica, médica e técnica em enfermagem, vai abordar com a população as principais informações sobre aleitamento materno. Haverá palestras informativas, entrega de material sobre aleitamento, conversas para tirar as dúvidas sobre a doação de leite e ainda incentivar a doação de frascos de vidro com tampa plástica, utilizado para guardar o leite doado.

De acordo com a enfermeira Gilvânia Alves Cambraia, a ação é importante para apresentar o banco de leite à população de uma forma direta e aproximar ainda mais o serviço de mães, pais, tios, de toda a família. “Vamos divulgar o banco de leite para a população e poder esclarecer alguns mitos”, ressalta. Segundo ela, é costume as mães falarem que “não é necessário amamentar” e que ainda o “leite é fraco”. Isso, muitas vezes, deve-se a uma herança cultural que não incentivava à amamentação. Maria do Socorro Nogueira, bioquímica responsável pelo controle de qualidade, diz que é importante esclarecer essas concepções e mostrar que o leite de cada mãe é importante para o filho.

Atendimento 24 horas

O banco de leite do Hospital César Cals é o único em todo estado do Ceará a funcionar 24 horas por dia, inclusive feriados e finais de semana. Ele nunca fecha. Qualquer mãe que precisar do auxílio do banco pode procurar pessoalmente em Fortaleza, na Avenida Imperador, 545, Centro, ou telefonar para o número gratuito 0800 286 5678. O banco tem uma equipe especializada para realizar o atendimento. Além de ser responsável pela pasteurização e distribuição do leite doado para os bebês internados na UTI do HGCC, o banco é o responsável também pela pasteurização do leite de 10 postos de coleta de outros hospitais de Fortaleza, região metropolitana e interior do estado.

Serviço:

Ação do banco de leite do HGCC no Vapt Vupt

Dia: 30 de março de 2017 (quinta-feira)
Hora: 7 às 12h
Local: Vapt Vupt Antônio Bezerra – Rua Demétrio de Menezes, 3750, ao lado do Terminal de Ônibus Antônio Bezerra

29.03.2017

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals
Twitter: @Hosp_CesarCals

Expediente imprensa 09jan 2017-01