Semana da Diversidade Sexual: Coordenadoria LGBT realiza ações a partir de domingo

23 de junho de 2017 - 14:38 # #

Ana Carolina Carvalho Gabinete do Governador 3133.3717 / 3718

O Governo do Ceará, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT, promove, entre os dias 25 de junho e 08 de Julho, a Semana da Diversidade Sexual do Ceará. Intitulada Luiz Palhano Loiola a semana faz parte do calendário oficial de eventos do Estado, por meio da Lei 14.820/2010. O nome é uma homenagem ao professor Luiz Palhano Loiola vítima do crime de homofobia, em 2008, em Crateús.

As ações serão realizadas em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), Prefeitura Municipal de Acarape, Associação de Gays Unidos Independentes de Acarape (Grupo Águia), Governo Municipal de Barreira por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Juventude e Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Social e Cultura, Organização Barreira Amigos Solidários, Prefeitura Municipal de Apuiarés e Núcleo de Diversidade Sexual de Apuiarés (N.U.D.S).

O calendário tem início neste domingo (25), na Parada pela Diversidade Sexual do Ceará. Para o coordenador Especial de Políticas Públicas para LGBT do Ceará, Narciso Júnior, o calendário de ações da semana da diversidade foi pensado para avançar ainda mais na implementação do Plano Estadual de Políticas Públicas para a população LGBT no Estado.

“O Plano saiu após um processo de Conferências LGBT com ampla participação popular. As ações do Plano vem para orientar as diversas esferas governamentais para a realização das políticas públicas voltadas ao público LGBT do nosso Estado”, pontua.

Narciso Júnior destaca ainda a importância do Estado em trabalhar de forma unificada a garantia de direitos da população LGBT, por isso no dia 28 de junho, marco mundial do orgulho LGBT acontecerá a implantação do Grupo de Trabalho Segurança Pública LGBT e a garantia do nome social em Boletins de Ocorrência.

“Essa é mais uma das conquistas geradas pelo diálogo e a construção das pautas durante os anos de trabalho da coordenadoria. A implementação do Grupo de Trabalho Segurança Pública LGBT em parceira com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sspds) e a garantia do nome social em Boletins de Ocorrência ajudará a fortalecer ainda mais a garantia dos direitos de transsexuais e travestis no Estado”, destaca.

Outros direitos já estão assegurados como o respeito ao uso do nome social por travestis e transsexuais no Governo, assistência jurídica e psicossocial no Centro de Referência em Direitos Humanos e o uso no nome social nas escolas (Resolução nº 437/2012).

Sobre o futuro, o coordenador enfatiza que a perspectiva da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT do Ceará é de contínuos avanços.

“Queremos que a população entenda que ela faz parte e que os interesses LGBT também são interesses do Governo. Queremos que sejam cidadãos cada vez mais respeitados em todo o nosso Estado e que possamos fazer do Ceará uma referência de cidadania na luta contra a LGBTfobia.”, conclui.

Programação

25/06 – Domingo
15 horas – Concentração na Parada pela Diversidade Sexual do Ceará com entrega de material promocional educativo para prevenção de crimes de LGBTfobia e de prevenção a IST/AIDS
Local: Beira Mar – Em frente a barraca do Joca
* aberto ao público

27/06 – Terça-feira
08 horas – Arraiá GBT Irmã Imelda Lima Pontes
Local: Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes – Aquiraz
* destinado as detentas da unidade

28/06 – Quarta-feira
08 horas – Seminário: Educação e Diversidade Sexual no Plano Estadual de Combate à LGBTFobia
Local: Auditório da Secretaria da Educação do Estado do Ceará
* destinado aos gestores de escola e profissionais da rede da Secretaria da Educação do Estado do Ceará

15 horas – Lançamento do nome social nos Boletins de Ocorrência e Implantação do Grupo de Trabalho Segurança Pública LGBT
Local: Auditório da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social
*aberto ao público

29/06 – Quinta-feira
Município de Apuiarés

09 horas – Palestras Escolares – “Bullying e nome social; Questão de Direitos nas Escolas”
Local: Escola Matilde B. Gois
* destinado aos alunos e profissionais da escola

14 horas – Palestras Escolares – “Bullying e nome social; Questão de Direitos nas Escolas”
Local: Escola São Sebastião
* destinado aos alunos e profissionais da escola

19 horas – Cine For Rainbow
Local: Praça Joaquim Paraiba
*aberto ao público

30/06 – Sexta-Feira

21 horas – Ato show alusivo ao dia 28/06 (dia do orgulho LGBT)
Local: Praça Joaquim Paraiba
*aberto ao público

01/07 – Sábado

13:30 horas – Seminário de formação em segurança pública e população LGBT: Respeitando a diversidade pela defesa da dignidade humana
Local: Centro de Formação Olímpica (CFO)
* destinado aos candidatos aprovados no último concurso para praças da Polícia Militar do Ceará

05/07 – Quarta

14 horas – Cine diálogo
Local: Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa
* destinado as detentas da unidade

15 horas – Roda de Conversa: Vivências do cotidiano das mulheres lésbicas do Instituto Penal Feminino (IPF)

07/07 – Sexta

Município de Barreiras

18:30 horas – Cine debate LGBT – Desconstruindo preconceito, fortalecendo a militância
Local: Auditório da Associação Barreirense Amigos Solidários
*aberto ao público

08/07 – Sábado

Município de Acarape

16:30 horas – Concentração na Parada pela Diversidade Sexual de Acarape com entrega de material promocional educativo para prevenção de crimes de LGBTfobia e de prevenção a IST/AIDS

21 horas – Ato show alusivo ao dia 28/06 (dia do orgulho LGBT)
Local: Praça Joaquim Paraiba
*aberto ao público