Secretaria da Diversidade realiza Festa da Visibilidade no Anexo CENA do Theatro José de Alencar

24 de agosto de 2023 - 17:05

Com homenagem à Alice Oliveira, Mostra For Rainbow, Feira Empreendedora LGBT e apresentações musicais a ação celebra o Dia da Visibilidade Lésbica

Agosto é o mês da Visibilidade Lésbica e marca a luta dessas mulheres por direitos e dignidade. Em celebração ao Dia da Visibilidade Lésbica, a Secretaria da Diversidade em parceria com o Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), realizam o evento Festa da Visibilidade no sábado (26), das 18h às 22h, no Anexo CENA.

Estarão presentes a secretária da Diversidade, Mitchelle Meira, além de representantes do movimento lésbico. A ação, que será gratuita e aberta a todos os públicos, também conta com apoio da Cenapop Cultura e Ciranda das Marias. Na ocasião, a artista e militante histórica Alice Oliveira será homenageada por sua trajetória e contribuição ao Movimento Lésbico do Brasil.

A programação terá início, às 18h, com a Feira Empreendedora LGBT (Praça Mestre Boca Rica) e exibição de curtas-metragens da Mostra For Rainbow (Teatro Morro do Ouro). Serão exibidos os filmes “Vó, a senhora é lésbica?”, de Larissa Lima e Bruna Fonseca; “Praia dos Crush”, de Marieta Rios; “Tá fazendo sabão”, de Ianca Oliveira; e “Luazul”, de Letícia Batista e Vitória Liz. Os shows de Alê Eloi & Banda e do grupo de samba Essas Mulheres (este, em parceria com o Sesc Ceará) agitarão a noite de celebração com muita música.

Sobre a homenageada

A noite será marcada pela homenagem à artista e militante Alice Oliveira. Nascida em São Paulo e radicada no Ceará, foi co-fundadora do histórico Grupo SOMOS e do coletivo Facção Lésbico-Feminista. Integrou o 1º Encontro Brasileiro de Homossexuais, em São Paulo, e de diversos Encontros Feministas, no Brasil e na América Latina. Participou da construção do 1º Seminário Nacional de Lésbicas, em 1996, e integrou todas as edições que sucederam. Também colaborou na fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) e foi candidata à vereadora e deputada estadual pelo PT Ceará.

Sobre Alê Eloi & Banda

Intérprete desde os anos 90, produtora musical, mulher, mãe, esposa, lésbica e nordestina, sempre atuante nas lutas contra todas as formas de fobia, racismo e agora etarismo; mal que cerca todas as mulheres principalmente no campo das artes. Esteve presente em praticamente todos os grandes palcos da cidade de Fortaleza a convite da Seculfor em parceria com a prefeitura de Fortaleza. Naiara Lopes, musicista, instrumentista e técnica de Palco desde 2011. Trabalha como direção técnica e produção técnica desde 2015, e desde 2016 com técnica de som e gravação em estúdios, sendo também facilitadora de workshops e oficinas de áudio. Talita Luz, 31 anos, cearense, compositora, cantora, multi-instrumentista, produtora musical e pesquisadora da música popular brasileira. É atuante desde de 2016 na cena musical da cidade de Fortaleza compondo vários projetos musicais autorais e de cantoras intérpretes. Intitulado de “Pra gente ser feliz”, Alê leva músicas atemporais e empoderadas, onde deixa claro que, assim como o título do show, “Todes têm o direito de ser feliz”.

Sobre Essas Mulheres

Formado em 2018, no dia 15 de novembro por Mona Mendes, Patrícia Trajano e Munique Mendes, o Essas Mulheres traz uma combinação expressiva e harmoniosa de sons emitidos através do carisma e feminilidade de quatro artistas que tocam o Samba Raiz com muito estilo sob o enfoque inovador. A versatilidade e capricho das integrantes, Mona Mendes (violão e vocal), Patrícia Trajano (vocal), Flávia Soledade (percussão) e Vladya Mendes (bateria) privilegiam um dos principais ritmos da nossa cultura brasileira. O grupo tem como objetivo trazer a militância feminina para o samba e com isso, o repertório do grupo consiste em músicas que dão ênfase o respeito e a luta pelas mulheres nos palcos, sejam trans, cis ou não-binárias.

Sobre a Secretaria da Diversidade

Criada em fevereiro de 2023, sendo a primeira do Brasil, a Secretaria da Diversidade do Ceará promove e executa programas, projetos e atividades visando a efetiva atuação em favor do respeito à dignidade da pessoa humana da população LGBTI+. A Secretaria também recebe e dá encaminhamento às denúncias de discriminação por orientação sexual e identidade de gênero. Tem como objetivo promover e apoiar políticas públicas de empregabilidade para a população LGBTI+, em especial para a população trans e orientá-las a retificarem tanto o nome quanto o gênero em seu registro civil de nascimento e registro geral.

SERVIÇO

Festa da Visibilidade
Quando: dia 26 de agosto de 2023 (sábado), das 18h às 22h
Onde: Praça Mestre Boca Rica e Teatro Morro do Ouro/ Anexo CENA do Theatro José de Alencar (Entrada pela Rua 24 de Maio, 600 – Centro)
Classificação: Livre
Gratuito