Imprensa fará visita antecipada na exposição “De Picasso a Gary Hill”

9 de julho de 2010 - 19:23

A exposição “De Picasso a Gary Hill”, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, será aberta, em exclusividade para imprensa nesta segunda-feira (12), às 10h. Na ocasião, os jornalistas poderão ver as obras e conversar com a diretora do Instituto Valenciano de Arte Moderna (Ivam), Consuelo Císcar. A maioria das obras da mostra pertencem ao Ivam, da Espanha.

A mostra reflete sobre o modernismo, retirando do foco as produções de influência Dada e os artistas do movimento Pop. “Creditamos a eles a posição de precursores das manifestações envoltas na denominação genérica e não definitiva de ‘arte contemporânea’, embora tenhamos consciência que estas manifestações surgem no próprio bojo da modernidade”, explicam os curadores José Guedes e Roberto Galvão.

Segundo os curadores, a exposição mostrará desde o marcante movimento do cubismo picassiano, surgido no início do século XX, até a absorção das linguagens eletrônicas tão bem representadas pela obra de Gary Hill. “Estabelecidos os polos, o resto foi determinar os meridianos dessa cartografia imaginária que era construir um “mapa” da arte ocidental moderna”, completam.

Para completar a mostra ainda foram incluídos quatro artistas latino-americanos: o uruguaio Arden Quin, artista criador do movimento MADI: os brasileiros Aldemir Martins,  Antonio Bandeira e Letícia Parente, esta última precursora da videoarte no Brasil.

Serviço:

De Picasso a Garry Hill
Abertura para a imprensa segunda-feira, 12, às 10h.
Vernissage na segunda-feira, 12, às 20h.
Visitação do público, de 13 de julho a 29 de agosto.
Em julho, das 14h às 21h (acesso até 20h30)
Em agosto, das 9h às 19h (acesso até 18h30)

 

09.07.2010

 

Assessoria de Imprensa do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura:

Dalviane Pires (imprensa@dragaodomar.org.br/ 3488.8625)