PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Curso discute sobre saúde da população LGBTQIA+

11 de fevereiro de 2021 - 11:26 # # # #

Ascom SPS

Para despertar e capacitar os profissionais de saúde do Estado do Ceará e a população em geral sobre a inclusão das especificidades das pessoas LGBTQIA+ nos atendimentos de saúde, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio da Coordenadoria Especial de Política Públicas para LGBTQIA+, em parceria com a Rede Nacional de Médicos e Médicas Populares e a Faculdade Estácio de Juazeiro (FMJ), realiza, nos próximos dias, 22, 24 e 26, o curso online Cuidados Transdisciplinares em Saúde da População LGBTQIA+. Para se inscrever, basta acessar o link.

Na abertura do curso, que ocorrerá no dia 22, às 18h, será discutido o tema: Desafios e Possibilidades da Inclusão em Saúde: um diálogo necessário, conduzido pela médica integrante da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares, Alyne Alencar. O coordenador Especial de Políticas Públicas para LGBT da SPS, Narciso Júnior, também bate um papo com o público sobre as políticas públicas desenvolvidas pela coordenadoria, bem como a historicidade, os avanços e os retrocessos na pauta LGBTQIA+.

“Essa capacitação é muito necessário e urgente, nós precisamos formar profissionais de saúde preparados para receberem o público LGBT e saberem lidar com suas especificidades sem estranheza ou preconceito. Não queremos mais ver a população LGBT, que já sofre tanto preconceito, ser colocada a margem também nos serviços de saúde”, ressalta Narciso, lembrando que esse espaço vai ser para criar um diálogo aberto e sensibilizar os profissionais de saúde e a população cearense para esta causa.

Serão também abordados os temas: Atendimento geral da população LGBTQIA+ na Atenção Primária de Saúde; Medicina e manutenção da cisheteronormatividade; Saúde mental da população LGBTQIA+ e Processo de hormonização para população trans. O curso tem carga horária de 20h e certificará os participantes.

Programação

22 de fevereiro (segunda-feira)
18h – Abertura
18h30 – Desafios e Possibilidades da Inclusão em Saúde: um diálogo necessário
palestrante: Alyne Alencar – (Médica integrante da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares)
20h – Atendimento geral da população LGBTQIA+ na Atenção Primária de Saúde
Palestrante: Wanderson Padilha(Médico de família e comunidade)

24 de fevereiro
18h – A Medicina e a manutenção da cisheteronormatividade
Palestrante: Lucy Rivka (Mulher, travesti, lésbica, médica e integrante da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares)
20h – Saúde Mental da População LGBTQIA+
Palestrante: Bruno Branquinho (Psiquiatra)

26 de fevereiro
18h – Coordenadoria Especial de Políticas Públicas: historicidade, avanços e Retrocessos
Palestrante: Narciso Junior (Coordenador Especial de Políticas Públicas para LGBT da SPS)
20h – Processo de Hormonização para População Trans
Palestrante: Wanderson Padilha(Médico de família e comunidade)