Cagece relança edital da dessalinização bilíngue

10 de agosto de 2017 - 10:43 # # # #

Assessoria de Comunicação da Cagece Assessora de Comunicação: Dalviane Pires Atendimento e Relacionamento com a Imprensa: Leonardo Costa e Renata Nunes Telefones: 85 3101.1826 / 85 31011834 E-mail: comunicacaocagece@gmail.com

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) relança, nesta quinta-feira (10), nas línguas inglesa e portuguesa, novo Edital de Chamamento Público de Manifestação de Interesse para elaboração dos estudos e projetos de uma Planta de Dessalinização de Água Marinha para a Região Metropolitana de Fortaleza.

O edital, com todas as recomendações orientadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), já está disponível no portal da Cagece (www.cagece.com.br). As empresas interessadas deverão se manifestar até 9 de outubro de 2017, conforme edital.

Duas empresas serão autorizadas a desenvolver estudos de viabilidade, levantamentos, investigações e/ou pareceres referentes à concepção, ao financiamento, à implantação/construção e à operação da planta de dessalinização de água marinha para a Região Metropolitana de Fortaleza. Ao todo, deverão ser apresentados um conjunto de quinze estudos e projetos relacionados às áreas de engenharia, meio ambiente, operacional, financeira e jurídica.

As empresas terão 150 dias para apresentar os estudos e projetos. Após esse prazo, os estudos entregues pelas autorizadas serão individualmente avaliados segundo pesos, atributos e pontuação específicos, os quais são apresentados no edital. Ao fim um dos dois conjuntos de estudos será selecionado.

A planta de dessalinização norteará a construção da usina, representando mais uma alternativa de convivência com a estiagem. A água dessalinizada injetará 1 m³ (1000 litros) de água por segundo no sistema integrado de Fortaleza, que também abastece alguns municípios da Região Metropolitana, aumentando a disponibilidade hídrica.

Serviço
O edital na íntegra está disponível no portal da Cagece (www.cagece.com.br) e da Seplag (www.seplag.ce.gov.br).