Nutec desenvolve concreto permeável a partir de resíduos da construção civil

17 de abril de 2018 - 16:35 # #

Louise Mezzedimi - Assessora de Comunicação e Marketing
(85) 99985.7989


Resíduos compõe 100% dos agregados utilizados para obtenção deste material

Com o grande crescimento das cidades e o aumento descoordenado da impermeabilização dos solos urbanos, a quantidade de alagamentos em áreas urbanas vem crescendo ano a ano. É fato que existem inúmeros fatores que contribuem para este problema, mas um dos mais importantes é a permeabilidade dos solos, acompanhado também da ausência ou deficiência de drenagem.

Atualmente o reúso do RCD (Resíduos de Construção e Demolição) vem se consolidando como uma prática importante para a sustentabilidade, seja atenuando o impacto ambiental gerado pelo setor da construção ou reduzindo os custos para a geração de novos produtos.

Partindo do princípio do reúso, o Nutec, por meio do Laboratório de Engenharia Civil, desenvolveu uma nova mistura de concreto permeável, mais barato e mais sustentável, feito com agregados derivados do RCC, com características de permeabilidade e durabilidade equivalentes ao concreto poroso convencional, que utilizam agregados naturais.

Os agregados empregados seguiram as recomendações da ABNT NBR 15115 e 15116 – Procedimentos para que agregados reciclados de resíduos sólidos da construção civil sejam utilizados na execução de camadas de pavimentação.

Participaram da equipe de desenvolvimento deste produto os estudantes de Engenharia George Wyllyans de Oliveira Gomes (Faculdade Ari de Sá), João Lucas Medeiros (Centro Universitário Estácio), Gilson de Oliveira Galdino (IFCE – Campus Quixadá), sob supervisão do Prof. Dr. Esequiel Mesquita (Nutec) e do Dr. Ari Clecius (Nutec).