Portal Transparência: números de abril consolidam maior participação da sociedade

4 de maio de 2018 - 17:01 # # # #

Ascom / CGE

Os números de acesso e usuários por páginas neste mês de abril foram os maiores desde a criação da ferramenta

Desenvolvido para possibilitar que o cidadão se torne um fiscal das ações públicas, fortalecendo a transparência da gestão e o combate à corrupção no Estado do Ceará, o Portal da Transparência atingiu durante último mês de abril o maior número de acessos e usuários desde sua criação. De acordo com os dados compilados pela Coordenadoria de Fomento ao Controle Social da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), só no último mês, foram contabilizados 50.086 acessos à ferramenta, realizados por 28.563 usuários.

Outro destaque foram as 280.046 visualizações por páginas dentro do Portal, número que também se consolidou como o maior da ferramenta. “É um desafio nosso a disponibilização de conteúdos novos e atrativos para a população, de forma que o cidadão desperte o interesse pelos dados e informações produzidos ou custodiados pelo Governo Estadual, exercendo, assim, o verdadeiro controle social. Ficamos satisfeitos com o constante crescimento nos acessos e aumenta o nosso desafio de inovar sempre”, destacou o coordenador de Fomento ao Controle da CGE, Ítalo Brígido.

Já para o orientador da Célula de Transparência e Ética da CGE, Benevides Lôbo, o crescimento dos números do Portal também possui relação com as mudanças realizadas nas páginas virtuais de alguns órgãos e secretarias estaduais. “O lançamento por parte de alguns órgãos da nova identidade visual dos sites institucionais do governo impulsionou o crescimento no número de acessos ao Portal, principalmente devido à nova localização do ícone de transparência nesses sites. Espera-se um crescimento ainda maior quando sites estratégicos como o Detran e a Sefaz adotarem o novo padrão visual”.

Além dos dados relativos ao acesso e de visualizações por páginas, o relatório consolidado pela CGE apresentou números relacionados aos assuntos mais buscados pelos cidadãos. A consulta sobre “Informações de Servidores” continua sendo a mais visitada com 28% dos acessos, seguida por “Convênios” e “Contratos”, com 6% cada.

Quanto aos municípios que mais acessaram a ferramenta, Fortaleza continua no topo do ranking, contabilizando 62% do total. Em seguida, aparecem as cidades de Juazeiro do Norte (CE), Sobral (CE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).