Cagece recomenda cuidados com a rede de água e esgoto no Carnaval

28 de fevereiro de 2019 - 10:32 # # # #

Cagece - Assessoria de Comunicação

Nesse carnaval, que tal dar mais atenção à rede de água e esgoto para cair na folia sem preocupação? A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) tem dicas importantes para o uso responsável das redes de água e esgoto no feriado.

Para evitar o desperdício de água, vale verificar as torneiras, chuveiros, descargas e demais saídas de água antes de viajar, prevenindo vazamentos ocultos ou aparentes. Uma torneira pingando pode desperdiçar até 46 litros de água por dia. Uma boa alternativa é fechar o registro geral da sua casa ou apartamento. Outra medida importante é checar possíveis locais de acúmulo de água de chuva, para evitar a proliferação de larvas do mosquito Aedes aegypti.

“Evite brincadeiras que resultarão em desperdício de água, brincar com mangueiras, por exemplo, é uma prática inadequada para a economia de água. Além disso, o carnaval é uma festa que resulta em muito lixo, por isso é importante reduzir o consumo de produtos e descartar os resíduos de forma correta”, orienta Robervânia Barbosa, gerente de Responsabilidade e Interação Social da Cagece.

A dica é descartar materiais como latinhas vazias, embalagens de comida e camisinhas no lixo, dando preferência ao sistema de coleta seletiva. Além de causar sujeira, o lixo jogado nas ruas pode ir parar nos bueiros, no mar e até na rede de esgoto. Outros materiais indevidos como papel higiênico, absorventes e cabelo também não devem ser lançados na rede de esgoto.

Só em janeiro deste ano, a Cagece retirou cerca de 340 toneladas de material impróprio das redes coletoras. Além do cuidado de não depositar sólidos na rede da rua e de casa, os foliões também devem evitar abrir as tampas dos poços de visita. Em dias de chuva, as águas pluviais não devem ser destinadas para o sistema da Cagece, pois para isso existe a rede de drenagem, aqueles bueiros localizados à beira das calçadas.

O uso correto do sistema coletor garante o melhor funcionamento do sistema, evitando obstruções e extravasamentos no meio da festa.

Serviço

A Cagece orienta aos clientes que necessitarem de atendimento durante os dias de plantão que entrem em contato imediato por meio dos canais disponíveis, como a Central de Atendimento (0800.275.0195), pelo atendimento virtual da Gesse, assistente virtual da companhia, através do endereço www.cagece.com.br e pelo Cagece App (aplicativo gratuito, disponível para iOS e Android).