Segurança dos banhistas durante o Carnaval

2 de março de 2019 - 21:14 # # # # #

As praias do Ceará são o destino escolhido por milhares de turistas e cearenses durante o Carnaval. Por isso, é preciso garantir aos que querem aproveitar o banho de mar e a areia possam fazê-lo com tranquilidade, longe de veículos automotores. Dessa forma, as equipes de fiscalização do Detran estão presentes no litoral para evitar o tráfego de veículos nas áreas proibidas e destinadas aos banhistas.

Essa fiscalização, que já acontece todos os fins de semana, é intensificada durante os feriados prolongados como o Carnaval. O Detran CE dá suporte aos municípios nessa atividade e realiza, somente neste período, 108 operações em viaturas preparadas para trafegar na faixa de areia.
A localização exata (coordenadas) dos trechos onde é proibida a circulação de veículos automotores nas praias do Ceará está disponível no site do Detran.

Os agentes cobrirão tanto as praias mais procuradas do litoral leste como Porto das Dunas, Prainha, Presídio, Caponga, Morro Branco, Canoa Quebrada e Majorlânia como as praias do litoral oeste: Icaraí, Cumbuco, Taíba, Paracuru, Flexeiras, Icaraizinho de Amontada, Jericoacoara, Camocim e proximidades.

Trafegar em locais proibidos é uma infração ao código de trânsito e gera multa de R$130,16, além de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A infração ainda poderá ser agravada, caso o condutor esteja diretamente colocando em risco a vida dos pedestres e banhistas ou conduzindo o veículo de maneira perigosa. Os agentes de trânsito também dispõem de etilômetros para realizar a fiscalização com base na Lei Seca.