Seminário apresenta nova estrutura da SPS a gestores municipais

14 de março de 2019 - 09:00 # # # # # #

SPS - Assessoria de Comunicação

Discutir as políticas públicas para os municípios e o acesso a elas. É com esse objetivo que a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos promove, nesta sexta-feira (15), um seminário com prefeitos e secretários de assistência social dos 184 municípios cearenses. O evento acontece no Hotel Praia Centro, a partir das 9h, e conta com a presença da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, e da titular da SPS, Socorro França.

Para iniciar o seminário, a primeira-dama Onélia Santana apresentará o programa Mais Infância Ceará, que defende a necessidade de um olhar especial e mais dedicado à infância, a partir de um diagnóstico do Estado na área e do mapeamento das ações voltadas para o segmento nas diferentes secretarias estaduais. “Esse momento com os gestores municipais é muito importante para reforçar o trabalho social que está sendo feito e unir forças com as prefeituras para priorizar a primeira infância e também focar nos mais vulneráveis com o intuito de ter uma sociedade menos desigual”, ressaltou Onélia Santana.

Além da apresentação do programa, os gestores municipais conhecerão a nova estrutura da SPS que agora abriga as pautas de cidadania, programas de proteção, emissão de documentos, políticas públicas para mulheres e direitos humanos. Os secretários-executivos da SPS Francisco Ibiapina, Denise Aguiar e Lia Ferreira Gomes participarão apresentando suas respectivas áreas: proteção social; mulheres; e cidadania e direitos humanos.

Para a titular da SPS, Socorro França, é de fundamental importância reunir os gestores municipais para apresentar as novidades de uma secretária tão abrangente e com tantas pautas urgentes. “A SPS trabalha com direitos básicos, como a assistência social e a garantia da cidadania. São áreas diversas que agora estão reunidas em uma mesma pasta. Entendemos que isso vai permitir um atendimento mais amplo aos municípios. Para tanto, precisamos garantir que eles conheçam os caminhos corretos de acessar as políticas”, destaca.

Programação

8h – Credenciamento

9h – Abertura

9h30 – Painel sobre o Programa Mais Infância Ceará

Palestra Magna: Programa Mais Infância Ceará

Palestrante: Profa. Onélia Leite de Santana – Primeira-Dama do Estado do Ceará

Cartão Mais Infância Ceará

Expositora: Mary Anne Libório – Coordenadora da PSB/SPS

Integração do Cartão Mais Infância e Programa Primeira Infância no Suas/Criança Feliz

Expositora: Silvana Simões Coordenadora do Programa Primeira Infância no Suas/Criança Feliz

Coordenação da Mesa: Célia Melo – Coordenadora da Gestão do Suas

11h – Debate

12h – Almoço (no local do evento)

13h30 – Apresentação da estrutura organizacional da SPS

Expositora: Dra. Maria do Perpétuo Socorro França Pinto – Secretária de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos

14h – Painel sobre as ofertas e formas de acesso às Políticas Públicas coordenadas e executadas pela SPS:

• Proteção Social

• Cidadania e Direitos Humanos

• Política para as Mulheres

Coordenação da Mesa: Aprece

15h50 – Debate

17h – Encerramento

Serviço:

Seminário sobre as políticas públicas coordenadas pela SPS

Quando: 15 de março, às 8h

Onde: Hotel Praia Centro. Av. Monsenhor Tabosa, 740. Praia de Iracema