SPS capacita municípios para criação de políticas públicas para pessoa idosa

25 de abril de 2019 - 10:51 # # # #

SPS - Assessoria de Comunicação

O Ceará é o estado brasileiro com mais municípios discutindo políticas públicas para a pessoa idosa. Atualmente, 129 municípios cearenses já aderiram ao projeto federal Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (Ebapi), ação para estimular atividades voltadas para a pessoa idosa no País. Até dezembro, o segundo estado com maior adesão era Minas Gerais, com apenas 48 de seus 853 municípios participando do projeto.

Representantes dos 129 municípios estarão reunidos nesta sexta-feira (26), às 9h, sendo capacitados a realizarem um diagnóstico sobre as políticas já executadas nas cidades. O treinamento é realizado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e vai orientar sobre a escuta feita nas cidades com as pessoas idosas inscritas no CadÚnico.

Como explica a orientadora da célula de programas e projetos da SPS, Verônica Maciel, o Ceará aderiu ao programa em agosto do ano passado e desde então tem feito um trabalho de sensibilização e orientação dos municípios dentro da Ebapi. “A estratégia é composta de várias etapas e os avanços dos municípios conferem a eles selos diferentes, que vão do selo adesão ao ouro”, destaca Verônica. Segundo ela, esse formato tem sido uma motivação para os participantes e os resultados têm se destacado nacionalmente. No encontro de sexta, 44 municípios receberão placas de adesão à estratégia.

Para a titular da SPS, Socorro França, o número de adesão é algo a ser comemorado. “O País está envelhecendo. Com o Ceará, não é diferente. É preciso estarmos atentos às políticas que estão sendo ofertadas para construir um envelhecimento sadio, ativo, sustentável para a pessoa idosa e para o desenvolvimento do Estado”, observa Socorro França.

Dados do IBGE indicam que, no Ceará, mais de um 1,23 milhão de pessoas estão acima dos 60 anos de idade. Isso representa 13,7% da população total do Estado. O Brasil tem, atualmente, uma população idosa de 29,6 milhões de pessoas. Desse total, seis milhões constam no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Serviço:

Capacitação de municípios na Ebapi
Quando: sexta-feira, 26, às 9h
Onde: Sede da SPS