SPS capacita novos membros do Conselho de Direitos da Mulher de Independência

6 de maio de 2019 - 15:03 # # # # #

SPS - Assessoria de Comunicação

Agentes no desenvolvimento e na fiscalização de políticas públicas para mulheres, os conselhos municipais buscam se fortalecer Ceará afora. Os novos integrantes do Conselho da Mulher do município de Independência, no Sertão dos Crateús, serão capacitados, nesta terça-feira (7), pela equipe da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres, da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

Entre as temáticas prioritárias estão o funcionamento do conselho, gestão do fundo municipal, origem e utilização dos recursos financeiros, além do papel que o grupo desempenha na Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e os procedimentos que devem ser feitos pelos conselheiros para o acolhimento de uma mulher em situação de violência.

A técnica da Secretaria de Políticas para Mulheres/SPS, Eveline Rocha, destaca a importância do trabalho integrado com os municípios. “O encontro para formação das conselheiras vem fortalecer a política pública para a mulher, garantindo o pleno funcionamento e dando visibilidade ao conselho municipal. É fundamental garantir a efetividade da pauta de mulheres dentro do município e tratá-la como prioritária”, ressalta.

“Fortalecer os conselhos e capacitá-los é também uma forma de lutar pela equidade de gênero. Queremos formar organismos que lutem pelas condições de liberdade e igualdade de direitos”, pontua a secretária-executiva de políticas para as mulheres, Denise Aguiar.

O Conselho da Mulher de Independência é composto por 16 pessoas, sendo oito titulares e oito suplentes. As vagas para o conselho foram divididas, de forma igualitária, entre membros da sociedade civil e representantes do município. O mandato dos conselheiros tem duração de dois anos.

Serviço:

Quando: 7 de maio (terça-feira), de 8h às 17h
Onde: Auditório da Prefeitura Municipal de Independência – Rua do Cruzeiro, 244, Centro