Governo do Ceará expõe artesanato cearense em feira de moda na Capital

15 de maio de 2019 - 14:30 # # # # #

Ascom Gabinete da Primeira-Dama ¨
Tiago Stille - Fotos

O artesanato cearense estará presente no 20º DFB Festival, com início para esta quarta-feira (15), no Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza. O espaço do Governo do Ceará, por meio da Central de Artesanato do Ceará (Ceart), vai disponibilizar o trabalho de artesãos do Estado, nas 16 tipologias artesanais, para os visitantes que passarão pelo local. Entre 2015 e 2018, o investimento no setor foi de cerca de R$ 16 milhões.

“O Estado do Ceará é hoje uma referência nacional, com um diferencial na implantação de política pública bem-sucedida para o segmento artesanal. Estar presente na maior feira de moda da América Latina, na nossa terra, é consagrar o valoroso trabalho dos artesãos cearenses aliado ao requinte da moda mundial”, afirma a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

A previsão é que o maior evento de moda autoral da América Latina, que segue até o próximo sábado (18), receba os visitantes para adquirir os produtos expostos no stand. O evento terá mais de 21.000m² de estrutura, por onde passarão 36 desfiles, 4 balés, shows, palestras, workshops, bares, restaurantes e até uma feira com foco em economia criativa.

Conquistas do setor

O artesanato cearense é destaque no Brasil e tem o reconhecimento do governador Camilo Santana. Em 2015, o governador ampliou ao artesão cearense a isenção fiscal do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). No mesmo ano, os produtos passaram por certificação e beneficiou mais de 5 mil produtos artesanais, atingindo diretamente quase 10 mil artesãos.

O Estado garantiu também a participação de artesãos em feiras locais, estaduais e nacionais e ainda internacional. Os profissionais da área passam por processo de capacitação constante para aperfeiçoar o design dos produtos e, por isso, já qualificou e assessorou quase 15 mil artesãos.

Em dezembro de 2017, o Ceará ganhou o novo Centro de Renderias da Prainha, em Aquiraz, mais um ponto comercialização do artesanato cearense, que também está em três lojas de Fortaleza: na Matriz, na Praça Luíza Távora; no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e no Shopping Rio Mar, além da loja localizada em Guaramiranga.

Serviço:

Loja Ceart no Dragão Fashion Brasil
Local: Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza
Funcionamento: De 15 a 18 de maio, a partir das 17h30